A Corsan/Aegea afirma que consertou quatro vazamentos e que o abastecimento de água no bairro São José está normalizado nesta terça-feira (16). Os moradores reclamam que as interrupções no abastecimento acontecem diariamente há uma semana, sem uma resposta satisfatória da concessionária sobre o que estava acontecendo. Marlene Silva, da Rua 13 de Maio, afirmou ser “um milagre” ter água na tarde de segunda-feira (15).
— Hoje de tarde (segunda-feira, dia 15), por um milagre tem água, mas todos os dias da última semana fiquei sem, e essa semana já começou sem água também. Como a gente mora num lugar alto, tem ainda mais problema, mas sei de relatos de vizinhos que moram em lugares mais baixos que estão quase na mesma situação que a minha — relata a moradora.
No comunicado, a Corsan argumenta que os vazamentos eram não aparentes, ou seja, ficam subterrâneos. Desta forma, a localização só foi possível com um detector acústico. Para auxiliar no abastecimento, no sábado (13), três caminhões-pipas encheram o reservatório da Rua Professora Maria Dal Conte.
O último vazamento foi identificado nesta segunda-feira (15) em uma tubulação da Rua Alberto Mattioni. Com este reparo concluído, a concessionária afirma que o sistema está estabilizado. A nota na íntegra da Corsan/Aegea pode ser lida no final desta matéria.
Os problemas de rompimentos na tubulação em Flores da Cunha não são novidade. Em março, uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores para a população ter a oportunidade de cobrar a concessionária pela falta de água. Na ocasião, a Corsan/Aegea admitiu uma “crise”, mobilizou suas equipes e realizou o conserto de 62 vazamentos. A explicação para tantos vazamentos seria “a pressão alta” na tubulação, que havia sido aumentada para levar água para localidades mais distantes dos reservatórios.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura respondeu que “recebe, sim, relatos pontuais de falta de água por parte da comunidade”. Nessas situações, a administração municipal aciona a concessionária para realizar os atendimentos necessários. Além disso, a gestão afirma que acompanha de perto as ações da Corsan/Aegea e cobra melhora. Para tal, são realizadas reuniões mensais com o objetivo de “manter um diálogo permanente e transparente”.
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O que diz a Corsan
“A Corsan informa que equipes da Companhia identificaram quatro vazamentos não aparentes, na última semana, já reparados, que afetaram o fornecimento de água para o Bairro São José, em Flores da Cunha.
Esse tipo de vazamento não extravasa para o solo e por isso não fica visível. A localização é feita com uso do equipamento denominado geofone, que é um detector acústico composto por sensor, amplificador, fones de ouvido e filtros de ruídos, que emite ruídos nos pontos onde estão os escoamentos subterrâneos.
Para auxiliar no abastecimento, foram mobilizados, no sábado (13), três caminhões-pipas, que encheram o reservatório localizado na Rua Professora Maria Dal Conte. Depois disso, o sistema foi restabelecido de forma gradativa.
Nesta segunda-feira (15), o rompimento de uma tubulação na Rua Alberto Mattioni afetou novamente a distribuição de água para a região. O serviço já foi concluído, e neste momento o sistema está estabilizado.
Para outras informações, estão à disposição os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, Agência Virtual cliente.corsan.com.br, ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço”.
O que diz a Prefeitura
“A Prefeitura de Flores da Cunha informa que mantém contato constante com a Corsan/Aegea e recebe, sim, relatos pontuais de falta de água por parte da comunidade, muitas vezes comunicados diretamente à administração municipal, por meio do prefeito e do vice-prefeito. Nessas situações, a concessionária é acionada imediatamente para realizar os atendimentos necessários.
A gestão acompanha de perto as ações da Corsan, cobrando avanços e melhorias. Para isso, estabeleceu reuniões mensais, com o objetivo de manter um diálogo permanente e transparente, assegurando que todas as demandas da comunidade sejam monitoradas e solucionadas”.