Início » Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em crianças e adolescentes será neste sábado

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em crianças e adolescentes será neste sábado

Mobilização visa atualizar a caderneta de vacinação dos jovens com menos de 15 anos
(Foto: Enzo Manfron/Prefeitura de Flores da Cunha, divulgação)

– Apesar dos esforços, identificamos uma baixa procura pela vacina da gripe, principalmente entre os grupos prioritários. Em relação às demais vacinas, observamos uma adesão um pouco melhor, mas ainda há uma parcela significativa da população que pode procurar os postos de saúde para atualizar a caderneta e garantir a imunização.

Além de evidenciar a preocupação com a baixa procura pela vacina da gripe neste ano, a fala da secretária de Saúde Jane Paula Baggio destaca que também é necessário ficar atento a regularidade dos imunizantes. Justamente com este intuito, o município de Flores da Cunha participará do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizado neste sábado (18), com foco em atender crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

– O objetivo principal é atualizar e completar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, fortalecendo imunizações pendentes ou esquecidas. É uma ação nacional, organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios- revela Jane, que prossegue:

– O foco principal é, justamente, resgatar vacinas pendentes de quem esqueceu ou está em atraso. Não são “novas vacinas”, são vacinas já previstas no calendário nacional. A campanha serve para reforçar que todos os esquemas vacinais sejam completados. Em 2025, há prioridade para resgatar não vacinados contra HPV (adolescentes até 19 anos), febre amarela e sarampo, por exemplo.

Jane explica que mesmo que os jovens sejam o público-alvo da campanha, as pessoas que não se encaixem nessa faixa etária também podem aproveitar a oportunidade para se vacinar.

(Existem) vacinas que são liberadas para faixas etárias maiores, como o sarampo (12 meses a 59 anos), neste caso é possível que a pessoa seja vacinada, pois alguns imunizantes durante a campanha têm oferta mais ampla. Mas para vacinas específicas do calendário infantil/adolescente, o limite de faixa etária pode impedir que algumas doses sejam aplicadas fora da faixa alvo da campanha nacional. Se forem vacinas específicas do calendário adulto ou de outras faixas, o município poderá aplicar.

Jane considera a campanha de grande importância para a comunidade florense, uma vez que permite que crianças, adolescentes e adultos fiquem protegidos contra doenças possivelmente graves:

– Ajuda a evitar surtos de doenças imunopreveníveis em ambientes como escolas e creches, que podem voltar a circular se a cobertura vacinal for baixa. Fortalece a imunidade coletiva no município ao reduzir a circulação de agentes infecciosos.

Programe-se

As imunizações poderão ser feitas no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, das 8h às 17h, e nas UBSs Dr. Claudino Caetano Muraro, no bairro União; Dr. Hildebrando Cardoso Pereira, no bairro São Pedro, e; Dr. Antonio Matias Falavigna, no bairro Nova Roma, das 8h às 16h deste sábado (18).

Documentos necessários: caderneta de vacinação (documento principal para verificar o que está pendente); identidade (carteira de identidade, certidão de nascimento ou outro documento que identifique a pessoa); Cartão SUS ou número do cartão SUS, se disponível.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta