Início » Novo vinho da Vinícola Terrasul conquista selo de procedência Altos Montes

Novo vinho da Vinícola Terrasul conquista selo de procedência Altos Montes

Produto exclusivo da safra 2023 celebra tradição regional com nova certificação
(Foto: Caiani Lopes)

A Vinícola Terrasul, localizada em Flores da Cunha, celebrou um marco histórico com o lançamento de seu primeiro vinho com selo de Indicação de Procedência (IP Altos Montes). O rótulo escolhido para estrear essa certificação foi um Cabernet Sauvignon da safra 2023, reconhecido oficialmente como representativo do terroir da região.

O novo vinho integra a linha reserva Passos dos Tropeiros e teve sua produção baseada em uvas cultivadas em Nova Pádua, selecionadas pela qualidade. A elaboração seguiu critérios técnicos, incluindo maceração com as cascas por 10 dias, fermentação malolática e amadurecimento por 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso.

Com taninos médios, teor alcoólico de 13% e um perfil aromático que destaca notas de chocolate, especiarias, frutas e um leve toque mentolado, característica típica dos vinhos dos Altos Montes, o Cabernet Sauvignon teve apenas 1.500 garrafas numeradas produzidas. O rótulo já está à venda por R$ 114,00.

— É uma alegria enorme lançar esse produto, não só pela conquista da IP, mas também por podermos valorizar a nossa região e mostrar a força dos Altos Montes como um todo. É uma forma de garantir a qualidade e identidade dos nossos vinhos e caminhar juntos como terroir diferenciado — afirma Augusto Salvador, enólogo e proprietário da vinícola.

A linha Passos dos Tropeiros presta homenagem aos antigos caminhos percorridos por tropeiros no fim do século XIX, quando cruzavam a região hoje pertencente a Flores da Cunha, contribuindo para o desenvolvimento comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Com o lançamento, a Terrasul reafirma o compromisso com a produção em pequenos lotes, enraizada na autenticidade e valorização do território. Fundada em 1996 por Volmar José Salvador, a vinícola ocupa um prédio histórico no Travessão Alfredo Chaves e atualmente é conduzida pelos filhos Augusto e Caroline, que preservam a tradição familiar aliada à inovação na produção.

A vinícola abre para visitação de segunda a sábado, com agendamentos disponíveis para domingos e feriados.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta