Com um vigor de dar inveja aos titulares das cadeiras, os nove participantes do programa Vereador por um Dia da Melhor Idade fizeram uma sessão plenária digna das necessidades e anseios da comunidade de Flores da Cunha. A iniciativa promovida na noite de quarta-feira (29) faz alusão ao Mês do Idoso, e convida munícipes a conhecerem e desempenharem as funções do Poder Legislativo. A sessão teve transmissão ao vivo pelo YouTube da Câmara de Vereadores e pode ser conferida ao final desta matéria.
Ao longo do mês de outubro, para se prepararem para a sessão, os vereadores inscritos participaram de ações na Câmara de Vereadores, fizeram um passeio de integração no Doces Silber e uma visita às obras do município com o prefeito César Ulian.
— Esta é a nona edição da sessão plenária do Vereador por um Dia da Melhor Idade. O envolvimento destes cidadãs e cidadão nos trazem a certeza que envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada como uma abertura de possibilidades e uma oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo do dia — declarou, na abertura, a presidente da Câmara de Vereadores, Silvana De Carli.
O ponto de maior curiosidade da sessão são as indicações dos vereadores, quando cada participante um tem a oportunidade de sugerir obras e melhorias para o município. Uma das propostas defendidas foi a criação do programa municipal “Conectando Gerações”, da vereadora Vania Dani, para a realização de oficinas nas escolas municipais onde alunos voluntários ajudariam idosos a aprenderem funções básicas do celular, WhatsApp e redes sociais, com foco na segurança virtual e proteção contra golpes.
— Esta iniciativa que une duas grandes forças da nossa comunidade: a sabedoria dos idosos e a energia da juventude. Sabemos que o uso da tecnologia é cada vez mais necessário no dia a dia, mas muitos de nossos idosos ainda se sentem excluídos deste universo digital. Além do aprendizado, este encontro entre jovens e idosos promoverá convivência, amizade e cidadania. É um projeto simples, de baixo custo, mas com grande impacto social — apresentou Vera, na tribuna.
As indicações demonstraram o comprometimento dos nove idosos participantes com sua missão de ser vereador por um dia. As demandas cobriram diversas áreas e bairros, com problemas reais e que merecem atenção da gestão pública.
— As reinvindicações apresentadas pelos vereadores por um dia nesta sessão retratam as necessidades e expectativas de seus autores, das entidades que representam e do nosso município como um todo. Valorizar a pessoa idosa é fundamental para o fortalecimento da sociedade, pois representa reconhecer a experiência, sabedoria e contribuições acumuladas ao longo de uma vida. O respeito ao idoso promove a dignidade humana, reforçam os laços familiares e comunitários e contribuem para uma cultura de solidariedade entre gerações — concluiu a presidente da sessão, Arlete Maria Debastiani Gavazzoni.
Vereadores por um Dia da Melhor Idade
- Arlete Maria Debastiani Gavazzoni (Liga Feminina de Combate ao Câncer) – presidente
- Edit Maria Ulian Marini (Clube de Mães Sorriso – São Gotardo)
- Fatima Isoton Galiotto (Clube de Mães Santa Rita de Cássia – Otávio Rocha)
- Lourdes Fraporti (Clube de Mães Santa Catarina – Nova Roma)
- Maria do Carmo Salvador (Clube de Mães Santa Catarina – Nova Roma)
- Pedro Ferrari (CRAS – Semear) – vice-presidente
- Salete Maria Lorenzet (Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua)
- Vania Dani (Rotary Club) – 1ª secretária
- Zelinda Todescatto (Grupo Conviver)


