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Vêneto Mercantil completa 37 anos de história, compromisso e conquistas

Empresa familiar de Flores da Cunha cresceu com inovação, parcerias globais e compromisso com o setor vitivinícola brasileiro
Franco e Léo Leonor Francescatto (Foto: Divulgação)

Neste 1º de agosto a Vêneto Mercantil completa 37 anos de fundação. Sob a liderança de Léo Leonor Francescatto, que hoje divide a gestão com o filho Franco, a empresa comemora uma trajetória marcada por muito trabalho e superação de desafios, tornando-se a referência nacional no fornecimento de matérias-primas, insumos enológicos e materiais filtrantes para os setores vinícola, cervejeiro, alimentício, de bebidas e biodiesel, entre outros. Com mais de 2.000 clientes em todo o Brasil, oferece nove categorias de produtos em parceria com 15 empresas globais que garantem qualidade, inovação e confiabilidade em todas as linhas.

Desde 1988, a trajetória de Vêneto Mercantil é sustentada em três pilares: 1) a força e presença da família; 2) o compromisso com os clientes e fornecedores, construindo parcerias sólidas e duradouras; 3) o conhecimento profundo do mercado e dos desafios de nossos clientes, ofertando soluções com inovação, conhecimento técnico e profissionalismo de toda equipe.

Inovação e Expansão

Em 2020 somou-se ao grupo a Provin, com sede em Farroupilha, voltada exclusivamente para a indústria vinícola, especializada na distribuição de insumos, rolhas de cortiça e barricas de carvalho para vinhos de alta gama.

Conheça um pouco mais desta história nas palavras de Léo e Franco Francescatto:

Como surgiu a Vêneto e o que marcou a trajetória da empresa?

Léo Leonor: Nossa jornada começou em 1988, em Flores da Cunha, movida por sonhos, coragem e a vontade de vencer. Comecei a trabalhar aos 14 anos, na loja de tintas do meu irmão Irineu, que também possuía uma vinícola. Foi ali que nasceu a ideia de empreender no segmento de insumos para a indústria vinícola. Começamos atendendo vinícolas da região e, com o tempo, alcançamos o mercado nacional. Logo depois, expandimos nossas atividades com a fundação da Vêneto Transportes, dedicada ao transporte de cargas e distribuição de açúcar cristal para indústrias de bebidas e alimentos. Em 2001, inauguramos nossa filial em Bento Gonçalves, aproximando-nos ainda mais dos nossos clientes da Serra gaúcha. Mas o grande salto aconteceu com a construção de parcerias estratégicas com empresas multinacionais líderes nos setores enológico, filtrante e de embalagens. Essas alianças, baseadas em compromisso, confiança e inovação, norteiam nossos negócios até hoje.

Franco: A empresa surgiu com a perspicácia do meu pai em entender que o setor enológico carecia de fornecimento de insumos. É uma história comum, mas muito valorosa da nossa região: um empreendedor que iniciou sem recursos, com muita força de vontade e trabalho duro. Os primeiros produtos oferecidos eram itens menos complexos, mas, no decorrer do tempo, fomos nos especializando e criando know-how. Investimos em profissionais capacitados para integrar nossas equipes e sempre buscamos fornecedores parceiros de alto nível. Essas características construíram nossa cultura e pavimentaram a nossa trajetória de trabalho.

Há alguma inovação recente em insumos ou  tecnologia que vocês consideram revolucionária?

Franco: Um exemplo é a biotecnologia em leveduras e derivados para diversas novas aplicações, por exemplo: leveduras de fermentação que promovem acidificação natural são uma revolução no mundo do vinho porque permitem corrigir o pH do mosto de forma biológica e controlada, sem adição de ácidos externos. Elas produzem ácido lático ou málico durante a fermentação alcoólica, o que é especialmente valioso em regiões mais quentes, onde a perda de acidez é um desafio crescente com as mudanças climáticas. O resultado são vinhos mais frescos, equilibrados e estáveis, com mínima intervenção, alinhados às exigências de naturalidade e autenticidade cada vez mais valorizadas pelo mercado. Ainda, leveduras com o objetivo de preservar a qualidade da matéria-prima, populando e dominando microbiologicamente o ambiente e, dessa forma, reduzindo ou eliminando a utilização de conservantes e reduzindo custos, como por exemplo, utilização de frio e/ou calor.

Vocês percebem uma mudança no perfil dos produtores ou nas demandas deles?

Léo Leonor: Observamos que os produtores de vinho estão em constante transformação, atentos ao clima, à inovação e às demandas de um consumidor cada vez mais exigente.

Franco: Sem sombra de dúvida. A exigência dos consumidores finais guia as tendências de mercado. Um exemplo claro no mercado de vinhos, é a tendência mundial de produção de vinhos elegantes, frutados, com muita complexidade, em detrimento a vinhos superpotentes, supermaturados e de alto teor alcoólico. Ainda, espaço para novos produtos surgirem, como bebidas à base de vinho e vinhos desalcoolizados.

Qual foi o maior desafio enfrentado nesses 37 anos de história?

Léo Leonor: O maior desafio tem sido a adaptação constante às mudanças do mercado. Para manter-se competitivo e crescer de forma sustentável, é essencial inovar continuamente e contar com uma equipe engajada, motivada e qualificada.
Franco: Penso que o maior desafio é, e continua sendo, a necessidade de evolução e mudança constante, para superar as expectativas e necessidades do mercado, sem renunciar aos valores e princípios que norteiam o trabalho desempenhado pela Vêneto.

O que mudou no mercado de vinhos e sucos desde que a empresa foi fundada?

Léo Leonor: O setor vitivinícola brasileiro passou por uma verdadeira revolução tecnológica e profissional, resultando em aumentos significativos na qualidade e na produção de vinhos, sucos e espumantes — com a Serra Gaúcha como destaque, mas também com a expansão para novas regiões produtivas.

Franco: Acrescento que a grande mudança foi o gradual e constante aumento da exigência do mercado consumidor, o que impulsionou a indústria a buscar conhecimento para produzir com cada vez mais qualidade.

Como vocês veem a evolução do relacionamento com os vinicultores ao longo dos anos?

Léo Leonor: Desde o início, acreditamos ser fundamental construir um ambiente de cooperação e troca de conhecimento, possibilitando a o desenvolvimento sustentável do setor vinícola.

Franco: Penso que somos um catalisador para a indústria de bebidas, alimentos e derivados de uva. Muitas vezes ocultos, mas somos responsáveis por construir muito conhecimento, prover inovações, soluções e vantagens aos nossos clientes. Lidamos com stakeholders de diversos países e continentes e, alinhar expectativas e resultados entre tantas culturas diferentes, é uma tarefa difícil, mas, que nos motiva.

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