Início » Concurso resgata e divulga a história de Flores da Cunha

Concurso resgata e divulga a história de Flores da Cunha

Moradores podem inscrever suas obras até 31 de março, celebrando a memória cultural e histórica da cidade
Concurso Memória Histórica e Cultural está com inscrições abertas. (Foto: Alícia Moreira)

Após nove anos, os escritores e pesquisadores estão novamente convidados para escrever e registrar a história de Flores da Cunha. O Concurso Memória Histórica e Cultural selecionará e publicará obras que divulguem a história da Terra do Galo e formem a nossa memória cultural.

O concurso municipal foi criado em 1997 e já patrocinou 22 obras. A última edição foi em 2016, quando foi publicado o livro “Verso e Reverso: Igreja, Moral e Imigrantes”, escrito por Marlei Machado da Silveira.

O projeto tem a missão de incentivar os moradores à produção literária e valorizar a liberdade de escrita nos diversos gêneros, como romances, poesias, documentários, novelas, contos, crônicas, poemas e depoimentos.

As candidaturas deste ano podem ser feitas até o dia 31 de março. Após avaliação e recomendação do Conselho Editorial da Subsecretaria de Cultura, as obras poderão ser publicadas com recursos do município, sem auferir lucros para seus respectivos autores.

A professora e historiadora Gissely Vailatti, que foi uma das escritoras do livro “De Nova Trento a Flores da Cunha”, vencedor do concurso em 2006, destaca a importância do concurso para a comunidade.

— É a preservação de uma história centenária que define em grande e significativa parte a identidade cultural, social, econômica e turística de Flores da Cunha. É muito importante a existência deste projeto, não somente para promover novas publicações e incentivar à produção literária, mas para trazer “à luz” produções e pesquisas que, às vezes, não sempre, permanecem engavetados por questões relacionadas aos necessários investimentos financeiros — avalia Gissely.

Todos os 22 livros vencedores do concurso municipal estão disponíveis na Biblioteca Pública Érico Veríssimo na Casa de Cultura Flávio Ferrarini.

Para participar do concurso, o candidato deve residir em Flores da Cunha há, pelo menos, dois anos. As candidaturas são feita por meio de uma ficha de inscrição que deve ser protocolada na prefeitura e endereçada ao Conselho Editorial, na Subsecretaria de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3279.3600 (solicitar pela Subsecretaria de Cultura) ou pelo Whatsapp (54) 99936.1137, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta