A vacinação contra a gripe (Influenza) está liberada para toda a população de Flores da Cunha, após autorização da Secretaria Estadual de Saúde, a partir desta sexta-feira (16). A decisão visa ampliar a cobertura vacinal, que ainda está abaixo do esperado, com pouco mais de 24% de adesão nos grupos prioritários até o momento. Em Nova Pádua, que já vacinou mais de 54% do grupo prioritário, a vacinação estará liberada para público geral a partir de segunda-feira (19).
A mobilização para proteger os florenses contra a gripe está abaixo do esperado. Após a realização do Dia D no último sábado (10), apenas 24,30% do público-alvo foi alcançado com a vacinação. Este percentual corresponde a cerca de 2.250 pessoas, de um total de 9.256, entre gestantes, idosos e crianças de até 6 anos, que formam a base para o cálculo oficial. Quando considerados todos os grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, professores e pessoas com comorbidades, o total estimado sobe para 12.104 pessoas, mas a adesão continua baixa.
A secretária de Saúde de Flores da Cunha, Jane Paula Baggio, destaca a urgência dessa proteção já que o município vive um período de aumento nos casos de doenças respiratórias.
— Com a chegada do inverno, cresce a circulação de vírus respiratórios. A gripe pode parecer simples, mas traz riscos sérios, especialmente para idosos, crianças pequenas e gestantes. A baixa adesão à vacina preocupa, pois aumenta a exposição da população. Por isso, reforçamos o chamado para que quem faz parte do grupo prioritário procure a unidade de saúde e se proteja — reforça.
O “Dia D” é uma estratégia para acelerar a imunização e atingir mais pessoas. A mobilização ocorreu em sete pontos da cidade, sendo que no dia 3 de maio outra ação também foi realizada com o mesmo foco de imunizar grupos prioritários. Apesar da disponibilidade das equipes de saúde, a busca da população foi baixa.
Vacina para todos
A partir desta sexta-feira (16), a vacinação está liberada pra toda população — e não mais apenas para os grupos prioritários. O anúncio foi feito pela Prefeitura após autorização do avanço da campanha pela Secretaria Estadual de Saúde.
Nova Pádua amplia públicos
No município vizinho, em Nova Pádua, a campanha já aplicou 381 doses, a maioria no “Dia D”, que também ocorreu no sábado passado. O grupo prioritário é formado por 700 pessoas no município.
— A resposta da nossa comunidade à campanha de vacinação contra a gripe tem sido muito boa. A vacina estará disponível para todos, inclusive para aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários, a partir da próxima segunda-feira (19). Pedimos para que todos compareçam ao posto de saúde e se imunizem — afirma Diego Bernardi, secretário de Saúde e Assistência Social de Nova Pádua.
A medida visa aumentar a cobertura vacinal e proteger a população de complicações respiratórias, tão comuns nos meses mais frios.