O sábado (12) foi, para os atletas do Liverpool, dia de levantar a taça de campeão do Futebol 7 Série Ouro. A equipe venceu a competição, pela primeira vez em sua história, após 15 anos de fundação do clube, num jogo que terminou com o placar mínimo, na vitória de 1×0 sobre o Barcelona.
O confronto foi o último da tarde decisiva no estádio Homero Soldatelli, que também contou com as finais do Futebol 7 série Prata e Feminino. Mesmo com a breve chuva que cobriu o palco das partidas, a torcida esteve presente até o apito final.
Por motivos de segurança, os portões de acesso, da arquibancada ao gramado do estádio, foram trancados durante a partida e liberados apenas após o término para os torcedores poderem celebrar junto aos atletas. No fim de semana, após o título do Liverpool, com a autorização da organização para a entrada de torcida no gramado, uma cena chamou a atenção. Um grupo de jovens disparou para cercar o camisa 9 da equipe campeã, Giovane Mello, 36 anos.
Os garotos não foram ao encontro do atleta, mas sim do seu professor. Giovane é fundador da Desportiva FC, escola de futebol infantil e é o treinador dos jovens que, orgulhosos, “invadiram” o campo para celebrar com o mestre.
Dentre os alunos estava o jovem Gabriel Frare, 7 anos, que, segundo a mãe Natiele Lemos, estava há muito tempo pedindo para assistir jogos “dos grandes”.
— Ele vinha pedindo para assistir jogos dos “grandes”. Na quarta-feira passada, confirmamos com o professor o horário (da final) e o trouxemos. Ele adorou prestigiar o professor e o dindo (Rafael Posso), que joga no mesmo time. Ficou muito feliz e orgulhoso! Tem muito carinho, tanto pelo professor, como pelo seu dindo — conta a mãe.
Quem também comemorou junto do professor foram os gêmeos Gabriel e Guilherme Menegon, 15, que estão no último ano das categorias de base da Desportiva. Gabriel relata o orgulho de ser ensinado por alguém como Giovane.
— Conseguir presenciar meu professor ser campeão é muito gratificante para mim. Ver ele nos ensinando e passando o que temos que fazer é diferente do que ver ele jogando, pois tudo que ele ensina para nós, ele faz dentro do campo. Ele é uma inspiração para mim — enfatiza o jovem goleiro.
O atacante do Liverpool marcou cinco vezes na competição, sendo o artilheiro do clube na campanha vitoriosa. Quem festeja o feito é o irmão do Gabriel, Guilherme, que ao contrário do gêmeo, foge do gol e é jogador de linha.
— O Gio ensina para nós (os alunos) muito além de futebol. Temos orgulho de estar com ele por isso. O comportamento maduro que ele tem dentro de campo reflete na gente quando andamos na rua. Ele é exemplo para todos nós. E claro, dentro do campo, é artilheiro. Acho que nesse quesito fui eu quem ensinou ele — brinca o jovem.
Além da escola de futebol, Giovane é proprietário de um centro de treinamento, voltado ao trabalho de personal trainer. Natural de Farroupilha, rodou o mundo jogando futsal profissionalmente. No Brasil, jogou em clubes como o Jaraguá Futsal, de Santa Catarina, e o Juventude, de Caxias do Sul. Este foi seu último clube profissional, quando se mudou para a Terra do Galo.
— Cheguei em Flores em 2016 e fundei a DFC. Começamos com o futsal por ser minha paixão, mas quero ampliar para outras modalidades. Minha esposa é do município e a cidade me abraçou e me permitiu construir um projeto que é a realização de um sonho. Preciso retribuir a Flores da Cunha auxiliando jovens no seu processo de maturação através do esporte — enaltece o professor.
Foram 10 jovens que ficaram para comemorar com o professor e aguardaram até o fim para, junto do troféu de campeão, fazer uma foto com Giovane e eternizar esse momento. Para o professor, ver os meninos ao seu lado após a conquista foi uma realização.
— Eu não tenho filhos, mas tenho 120 alunos que são como os meus filhos. Quando eu olhei para o portão e vi toda aquela criançada com a camisa do projeto, comemorando comigo, foi um sentimento de realização e orgulho pelo reconhecimento, que é natural e não forçado — destaca Giovane.
Como foi a partida
A partida entre Liverpool e Barcelona foi acirrada. O placar de 1×0 mostra o equilíbrio entre as duas equipes. O gol que deu o título à equipe de Giovane foi marcado por Lucas Brehm, aos 15 minutos da primeira etapa.
O Barcelona chegou algumas vezes com o artilheiro Jackson Marafon e o camisa 9, Marciano Teodoro. Em todas as oportunidades, foram parados pelo goleiro Lucas Conte. Quando conseguiram vencer o adversário, encontraram a trave.
Na reta final da partida, o Liverpool trocou passes a fim de administrar o placar, esperando uma reação do Barcelona que, ao se lançar para o ataque, abriu espaços para o avanço do Liverpool. O placar não foi maior graças à atuação do goleiro do Barcelona, Maurício de Oliveira, o Pitt.
Com o apito final da arbitragem, o Liverpool se tornou campeão, um feito inédito para o time. Em 2022, a equipe foi rebaixada para a série Prata. Na temporada seguinte, conquistou o acesso novamente à elite da competição.
Na última temporada, ficou no caminho pelas semifinais ao perder para o campeão Alfredão. Neste ano, dando o troco, venceu o Alfredão na semifinal e levantou o troféu dourado da competição.

Liverpool se sagrou campeão três anos após o seu rebaixamento (Foto: Douglas Padilha)