Momentos de muita emoção e nostalgia marcaram a Sessão Solene que homenageou os 100 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca. O evento lotou o plenário da Casa Legislativa Raymundo Paviani na noite da última quarta-feira (3).
Após assistirem ao vídeo que lembrou a trajetória da instituição de ensino, o público acompanhou o pronunciamento das autoridades. A primeira a se manifestar, em nome da Câmara de Vereadores, foi a presidente do Legislativo Silvana De Carli.
– Hoje é um momento especial, com certeza, nessa Casa Legislativa estar fazendo essa homenagem em reconhecimento a uma escola tão importante do nosso município e que marcou, sim, a vida de muitas pessoas. A gente sabe que a educação transforma as pessoas, mas a escola também ela tem esse papel importante de nos direcionar para a vida, para algumas coisas. A gente acaba se identificando ali na escola e depois, para o resto da vida, (sabe) onde vai querer seguir, onde vai querer trabalhar. E isso marca cada um de nós – proferiu a vereadora, que também estudou na Escola Frei Caneca.
Na sequência, a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cristina da Silva Boeira Fabris, fez uso da palavra.
– A história do Frei Caneca se confunde com a própria história de Flores da Cunha, cada sala de aula, cada professor, cada aluno, cada servidor que por ali passou, deixou a sua marca, formando uma grande corrente de conhecimento, valores e cidadania. Hoje celebramos não apenas o passado, mas também o presente e o futuro. Celebramos a dedicação dos professores e funcionários, a confiança das famílias e o entusiasmo dos alunos que mantém viva a missão desta escola: educar para transformar. Que os próximos 100 anos sejam de ainda mais conquistas, inovação e amor à educação – ressaltou Cristina, que também disse se sentir orgulhosa das escolas estaduais da Terra do Galo.
Representando o prefeito municipal, César Ulian, o vice, Marcio Rech se pronunciou na oportunidade e desejou vida longa à escola.
– Quando tu é jovem, quando tu é criança, tu sente aquela sensação que o teu professor tem aquele poder, aquele superpoder de transformar a tua vida, de te encaminhar, que tem um conhecimento amplo sobre tudo e que vai te passar aquele conhecimento que vai transformar a tua vida. Então, eu fico muito feliz de ver uma escola com uma trajetória tão bonita, de formação de tantas pessoas que se confunde, sim, com a história do nosso município – destacou Rech, acrescentando que escolas como o Frei Caneca prepararam e forjaram pessoas fortes.
Tomada pelo sentimento de pertencimento e com uma fala repleta de carinho, entre lágrimas e risos a diretora da Escola Frei Caneca, Josiele Brogliatto Colleoni, foi a última a se manifestar.
– Falar desta escola é, para mim, falar de um lar. De um lugar que faz parte da infância, da minha formação, e hoje da minha missão de vida. Tenho a alegria de dizer que não estou apenas à frente da direção dessa instituição. Eu também fui aluna aqui. Caminhei pelos corredores, sentei nas salas, sonhei nos espaços. Foi na escola que aprendi os valores que me acompanham até hoje e com muito orgulho ajudo a transmitir às novas gerações – proferiu, complementado:
– Cada conquista da nossa escola é fruto de um trabalho coletivo, de mãos que se unem com o mesmo propósito, formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o mundo melhor. Não se trata apenas de ensinar conteúdos, mas de formar caráter, despertar vocações e semear esperança. Hoje, que a gente recebe essa homenagem, é importante lembrar que o mérito não é de uma única pessoa ou de uma única gestão. Ela pertence a todos que fizeram e fazem parte dessa história – concluiu.
Almoço comemorativo
As celebrações aos 100 anos da Escola Frei Caneca terão sequência no domingo (14) com a realização de um almoço de integração no Salão Paroquial. No cardápio haverá macarrão, galeto, carne de porco, salada verde e maionese. Para a sobremesa: sagu com creme e café com biscoito. Bebidas inclusas: água, refrigerante e vinho. Os ingressos são limitados e estão disponíveis na secretaria da instituição ao valor de R$ 85.