Início » Uili Bergammín celebrará 20 anos de seu primeiro livro em evento em Nova Pádua

Uili Bergammín celebrará 20 anos de seu primeiro livro em evento em Nova Pádua

Autor realiza palestra e sessão de autógrafos no evento “Café com Prosa”, que celebra a trajetória iniciada com o livro “O Sino do Campanário”
(Foto: Divulgação)

Antes de um livro chegar nas mãos de quem lê, ele muda a vida de quem escreve. Pelo menos é assim com Uili Bergammín Oz, que há duas décadas iniciou sua trajetória literária com a publicação de “O Sino do Campanário”. Para celebrar o aniversário de seu primeiro lançamento, o escritor participará do “Café com Prosa”, nesta terça-feira (22), na Biblioteca Pública Flávio Luis Ferrarini, em Nova Pádua.

Nascido em Cotiporã e criado em uma realidade de poucas oportunidades, Uili encontrou na escrita uma forma de questionar o mundo e ressignificar sua própria história. Com mais de 70 mil livros vendidos e mais de 300 mil pessoas impactadas por suas palestras, o autor também atua como empresário e professor de Escrita Criativa.

— Lá pelo fim da adolescência, quando começamos a tomar consciência do mundo real, percebi que muita coisa estava errada, na cidade onde cresci, no país e até na minha vida. Escrever foi meu grito, minha forma de dizer: “preste atenção nisso, Uili, modifique o entorno para melhor”. O que me inspirou (a escrever o meu primeiro livro) foi meu amor às causas perdidas — relembra o autor.

O encontro é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura de Nova Pádua e do Instituto Flávio Luis Ferrarini (IFLF). O público poderá acompanhar uma palestra do autor, intitulada “Antes arte do que nunca”, seguida de sessão de autógrafos e café com grostoli. Os livros de Uili estarão disponíveis para compra no local.

— Será um momento de celebração, mas também de aprendizado. Preparei uma palestra linda para a ocasião, ela é um passeio pela minha história artística, com muitos e profundos insights aos espectadores. Se eu fosse o pessoal da região não perderia essa fala, é uma de minhas melhores palestras — convida.

Retrato de Nova Pádua

A escolha do Pequeno Paraíso Italiano para a celebração decorre de a cidade e a região serem retratadas em suas obras.

— Nova Pádua e a região são cenários do meu romance “A Pedra do Mundo”. A primeira cena do livro foi inspirada lá na Adega Dom Camilo, com o Rio das Antas lá embaixo. Otávio Rocha, com sua Nossa Senhora da Uva, também está na narrativa, assim como Monte Vêneto e seus parreirais — lembra o autor que, em 2023, foi Patrono da Feira do Livro paduense.

Para Uili, a longevidade de uma obra está em sua capacidade de viver mesmo na ausência do criador.

— Adoraria que minha obra não precisasse de minha presença para ser lida e debatida. Que os leitores vissem uma obra regional, mas também original, e refletissem nela o universal, o humano, a vida mais profunda — pontua.

Serviço

O quê: “Café com Prosa” com o escritor Uili Bergammín Oz
Quando: Terça-feira (22), às 19h
Onde: Biblioteca Pública Flávio Luis Ferrarini, em Nova Pádua
Quanto: Entrada gratuita

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta