Proporcionar uma viagem de volta ao passado, mais especificamente para 1875, ano em que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul. Com este intuito a Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove, na próxima segunda-feira (18), às 19h, um evento cênico-musical para marcar os 150 anos da imigração italiana no Estado. A atividade é destinada a convidados, mas alcançará toda a comunidade a partir de transmissão on-line no canal da UCS no Youtube.
O roteiro do espetáculo aborda a nostalgia que os imigrantes sentiam quando enviavam cartas aos parentes em terras italianas, a importância da fé para começar uma vida nova na América e a maneira como a colonização influenciou no desenvolvimento do Estado. Um telão no palco ambientará o cenário com imagens da época, de quando os italianos embarcaram nos navios a vapor rumo ao desconhecido.
A apresentação do Grupo Girotondo, com esquetes do grupo Miseri Coloni, e o concerto da UCS Orquestra engrandecerão a produção, traduzindo em música e cultura uma história tão importante para a colonização do Rio Grande do Sul. Um dos destaques será a interpretação da orquestra para a canção Mérica Mérica.
– O trabalho da UCS no resgate histórico dos 150 anos da imigração italiana coroa o envolvimento da comunidade em celebrar a história de todos os que nos antecederam e ajudaram a construir uma região e um Estado que têm as marcas da Itália em todos os setores. Viver este momento, para o Consulado, é valorizar cada conquista obtida com tanta força, fé e trabalho – destacou o cônsul-geral da Itália no Estado, Valerio Caruso.
Lançamento do livro “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – 1875-2025”
Entre os pontos altos da celebração estará o lançamento oficial do livro “Sesquicentenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul – 1875-2025”, produzido pela UCS. A publicação, com 640 páginas, será disponibilizada em um box, com as versões em português e italiano. O livro contou com a colaboração de 66 autores, sendo 10 italianos, e reúne fotos, informações e artigos alusivos ao tema.
A obra, organizada pelos professores Gelson Leonardo Rech, Terciane Ângela Luchese, Roberto Radünz e Anthony Beux Tessari, está dividida em 11 temas, que passam pela economia, educação, religiosidade, literatura e língua, família, entre outros.
A quinta publicação alusiva à imigração italiana no RS é a primeira em dois volumes e com dois idiomas. Dois textos estão no dialeto Talian, originado entre os imigrantes que se estabeleceram no Rio Grande do Sul. O livro conta com novos estudos, como análises historiográficas sobre as edições anteriores, e aborda temas inéditos, como os fotógrafos e músicos italianos no Estado. Além disso, a publicação conta com conteúdos extras disponíveis a partir de Qrcode.
O livro estará à venda no espetáculo do dia 18 e na UCS Livraria por R$ 1.500,00. O valor arrecadado com a venda será revertido ao Recanto da Compaixão Frei Salvador, da Associação Mão Amiga. A publicação é patrocinada pela Móveis Florense, empresa com sede em Flores da Cunha.
A UCS preside a comissão municipal do sesquicentenário e integra o grupo estadual dedicado ao tema. A programação dos festejos se estende ao longo de 2025 e pode ser conferida pelo site.