São passos guiados pela fé, impulsionados pela gratidão e fortalecidos pela esperança. Assim, a Comunidade São João Batista do Travessão Cavour se prepara para realizar, na próxima segunda-feira (26), a 15ª edição da Caminhada da Fé, uma tradição que há duas décadas inspira os moradores de Flores da Cunha.
Vinculado à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, o evento reúne fiéis para um percurso de aproximadamente 6km, em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. A caminhada, marcada pela oração, cânticos e momentos de reflexão, contará com o apoio de equipes de segurança e saúde.
Neste ano, o lema “Caminhando com Maria, somos Peregrinos da Esperança” aproxima ainda mais os participantes do Jubileu do Ano Santo de 2025, convocado pelo Vaticano. A saída está programada para as 13h15min, no pátio da Antoniazzi Pneus, próximo ao Acesso Sul, com o trajeto seguindo pela Via Vêneto até a Comunidade São João Batista, onde será celebrada a Santa Missa, às 15h.
Ao final da celebração, a tradicional “bênção das flores” promete mais um momento de forte significado, simbolizando a renovação da fé e da devoção mariana. Para o retorno, haverá transporte de ônibus, e, caso chova, com impossibilidade de realizar a caminhada, a missa será transferida para o Salão Comunitário.
A origem da caminhada remete a um gesto de agradecimento: há cerca de 20 anos, a Família Pelizzer organizou a primeira peregrinação como forma de louvor pela saúde recuperada da matriarca Assunta Pinzon Pelizzer. Inspirado pelo então vigário Frei Raimundo Costella, que sempre dizia “Nossa Senhora é a mesma em todo lugar, o que importa é a fé”, o evento ganhou força.
Desde então, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, doada por Francisco Marcelino Eberle após uma graça recebida, acompanha a procissão e se tornou um símbolo da espiritualidade da comunidade. Na edição de 2024, cerca de mil pessoas participaram, demonstrando o vigor desta manifestação.