Na semana em homenagem aos professores, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha realizou a entrega do Diploma Mérito Educativo, estabelecido pelo decreto legislativo nº 014, de 6 de dezembro de 2007.
A sessão solene ocorreu na última terça-feira (14) e condecorou quatro escolas da Terra do Galo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José recebeu o Diploma Mérito Educativo com o projeto “Construindo Lideranças”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° de Maio foi agraciada com a Menção Honrosa pelo trabalho “Intergeracionalidade”, a A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Souza Neto, com o projeto “+ Família – Celular”, e a Escola Interativa, com o projeto “Carreira em foco”, receberam Certificado de Participação.
O projeto “Intergeracionalidade”, da Escola 1° de Maio, foi desenvolvido com o objetivo de identificar a valorização do convívio entre diferentes gerações e fortalecer vínculos afetivos das crianças com os idosos. O trabalho foi construído por 20 alunos do 2º ano, com idades entre sete e oito anos.
— Nasceu do interesse dos estudantes em compreender melhor a convivência entre gerações, especialmente entre crianças e idosos, promovendo o respeito, a empatia e o fortalecimento de vínculos afetivos. A partir de um questionamento em sala de aula, os alunos iniciaram uma pesquisa qualitativa, envolvendo leituras, entrevistas, visitas ao Centro de Convivência de Idosos de Flores da Cunha e diversas atividades práticas – explica a atual coordenadora pedagógica da escola, Graziela Mazzarotto, acrescentando que o trabalho foi construído a várias mãos e teve orientação da professora do 2º ano, Arlete Zanfonato.
Graziela defende que o projeto reflete o momento social que estamos vivendo, no qual muitos avós cuidam de seus netos em função das responsabilidades dos seus genitores.
— Receber este título coroa o trabalho que foi realizado durante boa parte deste ano letivo de 2025 e incentiva que outros trabalhos possam acontecer de igual forma, com vistas à qualidade da educação pública, na qual temos profissionais que fazem acontecer e uma estrutura que possibilita a prática pedagógica de excelência.
Quem também valoriza o destaque recebido é a pequena Alice Dalabeta Sachet, de apenas 8 anos.
— Receber esta homenagem significa dizer que fizemos um trabalho muito interessante. Acreditamos que (nosso trabalho) foi escolhido por ser de relevância social e porque precisamos tratar a todos muito bem, independentemente da idade — reflete Alice.