Espetáculo de luzes no céu de Flores da Cunha encanta moradores (Fotos: Micael Bulla, divulgação)
Moradores de Flores da Cunha foram surpreendidos na noite do último sábado (1), por um verdadeiro espetáculo natural. Uma intensa tempestade elétrica iluminou o céu, e o leitor do jornal O Florense, Micael Bulla, 59 anos, registrou o momento em vídeo fotos, destacando a imponência dos raios no lado oeste da Terra do Galo.
— Na noite de sábado tivemos um espetáculo à parte na nossa cidade. Teve uma tempestade de raios no lado oeste da cidade e, de onde eu estava, a nossa torre, que é iluminada, ficava à frente, proporcionando uma visão fantástica. O espetáculo em si é maravilhoso, nos mostra a força da Mãe Natureza, mas sempre ficamos preocupados que possa resultar em catástrofes — relata o morador.
O fenômeno ocorreu por volta das 20h45min e não foi acompanhado de chuva, como destacado pelo representante comercial José Antônio Braga, 64. Ele também tirou alguns minutos para observar e filmar a tempestade elétrica no horizonte.
— Foi um fenômeno espantoso. A câmera faz ajustes automáticos, mas dá para ver como a luz era mais intensa em alguns quadrantes da foto. Foi interessante que não choveu e, logo depois, baixou uma névoa sobre a região — comenta Braga .
Ao ver os clarões no ceú, Bulla relembrou de outro episódio marcante envolvendo o Campanário, que já foi atingido por raios em outra ocasião.
— Me lembro de alguns raios que caíram na torre há alguns anos, o que ocasionou a parada do relógio, com um som muito forte — relembra.
Dessa vez, contudo, o que mais chamou a atenção foi a quantidade de raios e a beleza das imagens captadas.
— As explosões e luzes que se via… estavam lindas demais… nem sempre se consegue tirar fotos tão boas e com tantos raios — conta Bulla.
Curiosamente, apesar da grande incidência de raios, os estrondos característicos das descargas elétricas foram pouco perceptíveis na área urbana do município.
— Quase não teve barulhos. Aqui na cidade, os sons estavam muito longe, então quase não se ouvia.
Fenômeno comum no calor
De acordo com meteorologistas, a formação de tempestades elétricas nesta época do ano é comum, especialmente devido ao calor e à umidade. Mesmo sendo um espetáculo visualmente impressionante, raios podem representar riscos à população, exigindo cautela durante tempestades severas.