O frio e a chuva dos últimos dias não impediram a comunidade de preparar os seus tapetes de serragem colorida. O Corpus Christi em Flores da Cunha, que é referência no Rio Grande do Sul, precisou ser transferir sua programação de quinta-feira (19) para o final de semana. Apesar das dúvidas sobre o clima, os florenses corresponderam ao chamado e iniciaram os trabalhos com a serragem ao redor da Praça da Bandeira, às 7h deste sábado (21). As artes comunitárias estarão prontas para a missa e procissão do domingo (22), a partir das 9h.
— Este ano tivemos que nos adaptar as condições climáticas. Está sendo um evento diferente. Ao mesmo tempo que temos a confecção dos tapetes, que envolve mais de 500 pessoas da comunidade, também teremos o Festival Vinhos e Menarosto, para receber os visitantes — afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni.
No total, 60 tapetes são preparados com cerca de 1.500 sacos de serragem de 12 cores diferentes. O espetáculo comunitário envolve 48 associações, entidades, rotas turísticas e escolas do município.
A Escola Estadual São Rafael é uma que participa todos os anos da confecção dos tapetes de serragem. A diretora Cláudia Salvador encarou o frio juntamente com alunos e professores.
— Nós viemos com o Grêmio Estudantil, algumas professoras e alunos voluntários. Participamos há muitos anos. O desenho tem a temática da ecologia, que vai ao encontro da programação de Corpus Christi, e do festival da poesia que irá ocorrer em novembro na escola — enfatiza Cláudia.
Gabriel Eberle, 19 anos, também está entre os florenses que participam há muitos anos da confecção dos tapetes de serragem.
— Eu sou do grupo de jovens TAU-04 e para mim é algo muito especial. É uma tradição que tenho desde criança, quando acompanhava a minha mãe e fazíamos os tapetes em Otávio Rocha. E nos últimos anos vim auxiliar nos tapetes aqui de Flores — afirma Eberle.
A programação completa de Corpus Christi e do Festival Vinhos e Menarosto pode ser conferida neste link.



