Há 55 anos, a Solaris Corretora de Seguros começava a desbravar sua trajetória em um terreno ainda bastante desconhecido no Rio Grande do Sul: o mercado de seguros. Foi preciso muita coragem, ética e responsabilidade para apostar no novo e conseguir tornar-se referência no segmento.
Fundada em 10 de outubro de 1970, em Antônio Prado, a empresa nasceu com o objetivo de oferecer proteção para famílias e negócios em meio às incertezas do dia a dia, bem como disponibilizar alternativas para lidar com o inesperado.
— (Tudo começou quando) o meu irmão mais velho, Clodoveu Fortuna, tinha um escritório de contabilidade e, no dia 10 de outubro, dia do meu aniversário de 18 anos, ele me convidou para ir trabalhar nesse escritório e desenvolver a parte dos seguros — lembra o fundador da corretora, Laureano Fortuna, 73 anos.
Naquela época, trabalhar com seguros, algo não “palpável”, era um mercado desafiador. Fortuna conta que os seguros não tinham a mesma importância que hoje e o início do trabalho no segmento foi com seguros contra terceiros. Após, foi incorporado o seguro total e, anos depois, outras opções passaram a fazer parte do rol de serviços oferecidos.
– (Hoje) temos o seguro agrícola, que representa mais ou menos 20%, temos o seguro de automóvel, que abrange também uma boa parte, seguros patrimoniais, seguro de vida e seguros residenciais. Nós atuamos em todos os setores! — orgulha-se o fundador, acrescentando que as vendas também ocorrem em Santa Catarina e Mato Grosso.
Para o pradense, o sucesso de ultrapassar meio século de atividades está no equilíbrio entre tradição e inovação. Buscar novas ferramentas e se modernizar, mas sem abrir mão da confiança do “olho no olho” e do aperto de mãos.
— Quando iniciamos tínhamos a máquina de escrever, depois a máquina de escrever elétrica e depois compramos os primeiros computadores de Antônio Prado! Sempre estávamos na frente. Tivemos o primeiro telefone celular, um tijolão, e agora estamos entrando na Inteligência Artificial dentro da corretora. É muito desafiante — celebra.
“A gente ama o que faz”
Mesmo 55 anos após a fundação, Laureano Fortuna explica que a corretora segue buscando se aprimorar cada vez mais para satisfazer os clientes, entender suas necessidades e orientar sobre qual seguro é mais adequado para cada situação.
— O diferencial é que a gente ama o que faz. A gente tem um empenho muito grande — enaltece.
Atualmente os dois filhos, Marco Antônio, 38, e Luiz Felipe, 29, trabalham ao lado do pai na Solaris Corretora. Eles dão continuidade ao trabalho iniciado por Laureano e que já conta com mais de 20 unidades em municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul e toda a região Nordeste gaúcha. Em Flores da Cunha, o escritório está estabelecido há três décadas e tem Tânia Bebber como representante.
— Meus filhos iniciaram com 12 anos como office boys comigo, mais tarde foram estudar em Caxias e Porto Alegre e cursaram faculdade. O Marco Antônio veio trabalhar comigo em 2010 e o Luiz Felipe depois de trabalhar na Dell, no Panamá. Hoje eles são nossos sócios e estamos realizando a sucessão — comemora Fortuna, ao mesmo tempo em que explica como a empresa se transformou em referência no mercado de seguros:
— Não existe segredo. Existe dedicação, amor e muita paixão, gostar do que fazemos!


Solaris Corretora de Seguros – Flores da Cunha
Endereço: Rua Andrade Neves, 1450, sala 01, bairro Centro
Telefones: (54) 3292-4777, (54) 98142-0140 e (54) 99114-4477
Instagram: @solarissegurosflores
Site: www.solarisseguros.com.br

