Em 2025, o escritório Smiderle & Gelain Advogados Associados celebra duas décadas de atuação em Flores da Cunha. Uma história que começou com um sonho individual e se transformou em um projeto familiar, que hoje acolhe e representa clientes de todo o Brasil.
A fundadora, Neiva Smiderle Gelain, relembra com emoção como a carreira começou justamente quando se aproximava da aposentadoria em outro campo em que atuava:
— Tudo começou quando eu estava perto da minha aposentadoria da Caixa Econômica Federal, lugar onde trabalhei por 28 anos. Estava chegando próximo da aposentadoria e então pensei que gostaria de ser útil e ajudar as pessoas. O Direito é uma coisa maravilhosa, algo com que eu sempre me identifiquei muito, porque sempre busquei os direitos das pessoas durante a minha vida toda. Sempre gostei de trabalhar para as pessoas e com as pessoas. Sempre quis fazer por elas aquilo que não conseguiriam fazer sozinhas — relembra Neiva, com a serenidade de quem sempre buscou fazer a diferença.
“Todas as pessoas são merecedoras do nosso melhor”
A decisão de ingressar na advocacia veio com o desejo de servir e, rapidamente se transformou em ação.
— Me formei em 2004 e, já em 2005, comecei a atender pessoas. Me lembro que, certa vez, tinha um senhor que buscava o seu benefício de aposentadoria. Ele era o último a ser atendido e já era bem tarde; não tinha mais transporte para ir para casa. Ele morava lá no final da comunidade de São João e eu acabei o levando até sua casa. Sempre busquei dar um atendimento personalizado aos meus clientes. Todas as pessoas são merecedoras do nosso melhor — conta a advogada.
Com o aumento da procura e o reconhecimento do trabalho, Neiva percebeu que precisava de apoio e, para sua surpresa, este veio de dentro de casa.
— Contratei uma secretária, que era estagiária da Caixa Econômica Federal e ficou vários anos comigo e me ajudava muito. Só que ela começou a fazer o curso de Direito e foi estagiar no Fórum. Eu fiquei muito triste, afinal já tinha ensinado muitas coisas para ela e era muito importante para mim. Então, meu filho, que tinha apenas 14 anos, chegou e me disse: “Mãe, não fica triste, eu quero muito trabalhar contigo” — relembra.
Foi o início de uma parceria que se fortaleceu com o tempo e que hoje sustenta a base familiar.
— Meu filho, Luiz Henrique Gelain, foi pegando amor pela profissão, foi seguindo os meus passos, sempre com muita vontade, garra e dedicação. E continuou trabalhando comigo — afirma, orgulhosa.
Nos primeiros anos, o escritório teve como princípio a atuação ampla — atendendo diversas áreas do Direito, com foco sempre nas necessidades do cliente. Hoje, a atuação é centrada em benefícios previdenciários, com conhecimento técnico e acolhimento.
— Atualmente, trabalhamos com Direito Previdenciário: benefícios, revisões, toda essa área, além de inventários. De vez em quando, fico com vontade de pegar alguma outra ação, por amor à profissão. Mas, o nosso principal trabalho é o Direito Previdenciário — resume a advogada.
Ao longo de 20 anos, muitas histórias foram escritas e, em 2024, a trajetória de Neiva foi reconhecida com uma das mais significativas honrarias da advocacia: o Prêmio Olmiro Palmeiro de Azevedo.
— É uma honra tê-lo recebido. Me senti muito feliz com a festa que a OAB preparou para nós. Gostaria de compartilhar essa alegria com toda a minha família, com meus colaboradores aqui do escritório, com todos os clientes que tive nessa jornada de mais de 20 anos, porque sem eles, não teria tido essa caminhada — conta Neiva.
Cuidado jurídico
Com um olhar sempre atento às necessidades de quem procura o escritório, Neiva reforça o que considera ser o verdadeiro diferencial da atuação da família:
— O nosso principal diferencial é o amor e o carinho pelas pessoas, além do nosso conhecimento. Temos muito conhecimento na área previdenciária e conseguimos resolver muitos casos que, às vezes, parecem impossíveis. Sempre damos uma palavra de apoio às pessoas, sempre dizemos: “Calma, que vai ter uma solução” — garante.
Esse olhar atento vai além do processo: busca, pesquisa e a incansável vontade de garantir o direito de cada cliente.
— A gente sempre encontra um caminho. As pessoas têm direitos e muitos direitos que nem sabem que têm. Nós vamos encontrando esse caminho, descobrindo, buscando, pesquisando as jurisprudências — completa.
O vínculo com a cidade é algo que Neiva leva como parte do que impulsionou e ainda impulsiona o crescimento do escritório.
— Eu sou daqui, sou igual às pessoas que vivem aqui, então me identifico muito com todas as pessoas de Flores da Cunha. O escritório cresce junto com a nossa gente.
Atualmente, cerca de 80% dos clientes atendidos são de Flores da Cunha, e os outros 20% estão distribuídos por diversas cidades do Brasil, com atendimento realizado de forma 100% online, com a mesma qualidade e dedicação do atendimento presencial.
Smiderle & Gelain
Rua Tiradentes, 453 – Centro de Flores da Cunha
Telefone: (54) 3292.2614
WhatsApp: (54) 9 9637.1637