Os munícipes de Flores da Cunha que têm interesse em ampliar a qualificação pode se beneficiar com a oportunidade ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS), que está com inscrições abertas para 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos, distribuídos entre as modalidades presencial e a distância (EAD). As oportunidades, que abrangem áreas como administração, enfermagem, tecnologia, turismo e logística, são voltadas para pessoas de baixa renda e representam uma chance de qualificação profissional sem custos. Os interessados têm até o dia 27 de abril para se inscrever, e as aulas começam em 13 de maio.
Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, destacou que a educação profissional é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
— Iniciativas como esta são muito importantes: elas representam um caminho concreto para o progresso, promovendo mais inclusão e oportunidades — aponta.
Já Sidinei Rossi, gerente de Educação Profissional do Senac-RS, reforçou o compromisso da instituição com a formação de qualidade.
— A educação profissional tem o poder de inserir o aluno no mundo do trabalho. É uma entrega robusta, que reafirma o compromisso do Senac com a formação de qualidade e com a comunidade rio-grandense — acentua.
Como participar?
As inscrições devem ser feitas online, conforme o tipo de curso escolhido. Para as vagas presenciais, o cadastro é realizado através deste link, enquanto os cursos EAD têm inscrições através deste endereço. Também é possível se dirigir a uma das unidades do Senac no estado para obter mais informações.
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) exige que os candidatos comprovem renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Algumas formações, como as especializações técnicas em Enfermagem, exigem pré-requisitos específicos, como formação anterior na área.
Oportunidades disponíveis
As aulas presenciais ocorrem em 39 municípios gaúchos, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Canoas, enquanto os cursos a distância podem ser feitos de qualquer localidade, com exceção do Técnico em Guia de Turismo, que exige atividades presenciais.
Presenciais
- Especialização Técnica de Enfermagem em Saúde da Família (40 vagas)
- Especialização Técnica de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (20 vagas)
- Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho (55 vagas)
- Especialização Técnica em Enfermagem em Serviços de Urgência e Emergência (140 vagas)
- Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica (62 vagas)
- Técnico em Administração (1018 vagas)
- Técnico em Comércio Exterior (80 vagas)
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (210 vagas)
- Técnico em Enfermagem (135 vagas)
- Técnico em Eventos (30 vagas)
- Técnico em Finanças (167 vagas)
- Técnico em Guia de Turismo (35 vagas)
- Técnico em Informática (70 vagas)
- Técnico em Logística (30 vagas)
- Técnico em Marketing (263 vagas)
- Técnico em Óptica (40 vagas)
- Técnico em Qualidade (20 vagas)
- Técnico em Recursos Humanos (420 vagas)
- Técnico em Segurança do Trabalho (100 vagas)
EAD
- Técnico em Administração (165 vagas)
- Técnico em Contabilidade (297 vagas)
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (15 vagas)
- Técnico em Guia de Turismo (90 vagas)
- Técnico em Logística (297 vagas)
- Técnico em Meio Ambiente (190 vagas)
- Técnico em Qualidade (240 vagas)
- Técnico em Recursos Humanos (230 vagas)
- Técnico em Secretariado (230 vagas)
- Técnico em Segurança do Trabalho (16 vagas)
- Técnico em Transações Imobiliárias (37 vagas)
Cronograma
Após o encerramento das inscrições em 27 de abril, o período de matrículas vai de 29 de abril a 12 de maio. As aulas terão início no dia 13 de maio, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite para os cursos presenciais, enquanto os EAD oferecem flexibilidade de horários.