A chegada da vacinação contra a Influenza (gripe) em Flores da Cunha e Nova Pádua traz consigo a promessa de cuidado e proteção. A partir desta segunda-feira (7), as duas cidades iniciam a imunização destinada aos grupos prioritários, que são os mais suscetíveis às complicações da doença.
Em Flores da Cunha, o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparadas para receber a população das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h, de segunda a sexta-feira. O Dia D da vacinação, marcado para 10 de maio, na Terra do Galo, será uma oportunidade especial para aqueles que não puderem comparecer nos dias regulares. Além disso, o município oferecerá horários diferenciados para garantir o acesso de todos os grupos prioritários.
Entre os públicos-alvo estão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas. A lista também inclui caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, além de grupos em situações de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua e com deficiência permanente.
— A vacina já está disponível em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, neste primeiro momento, está destinada aos públicos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. Reforçamos a importância de que quem faz parte desses grupos procure sua UBS de referência para se vacinar. A vacina é segura, salva vidas e é fundamental para a proteção contra os vírus respiratórios, especialmente neste período do ano — afirma a secretária de Saúde de Flores da Cunha, Jane Paula Baggio.
Confira os contatos das Unidades Básicas de Saúde
- Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi: (54) 3292-6800
- UBS Bairro União: (54) 3292-4736
- UBS Bairro São Pedro: (54) 3292-6900
- UBS Otávio Rocha: (54) 3279-1320
- UBS Mato Perso: (54) 3026-6822
- UBS Nova Roma: (54) 3297-3259
- UBS São Gotardo: (54) 3292-7056
Imunização no Pequeno Paraíso Italiano
Já em Nova Pádua, o Posto de Saúde Dom Henrique Gelain abre as portas para a imunização também nesta segunda-feira (7). A campanha no município segue as mesmas diretrizes e foca na proteção de crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, idosos e outros grupos vulneráveis. O objetivo é reduzir as complicações graves da gripe e as internações relacionadas, além de minimizar o impacto da doença na comunidade.
A Prefeitura de Nova Pádua destaca a importância de que as pessoas dos grupos prioritários compareçam munidas de documento com foto e CPF. O Posto de Saúde estará disponível para receber a população durante os horários habituais. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (54) 3296-1749 ou (54) 3296-1747.