Principal investimento recente para a saúde municipal, a ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi será inaugurada na manhã deste sábado (4). O novo prédio, anexo à atual estrutura na rua John Kennedy, acrescenta mais quatro andares, o que melhorará a acessibilidade, conforto e separará os públicos pelo tipo de atendimento buscado.
A obra iniciou em 2022 e teve um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. A edificação possui mais de 1000m² de área construída e possibilitará espaços específicos para atendimentos especializados que, atualmente, ocorrem todos pela mesma recepção do Centro, na rua John Kennedy.
O térreo será destinado aos atendimentos à saúde da mulher. O segundo andar será para a pediatria, enquanto o terceiro terá a odontologia. O quarto andar terá o serviço de psicologia, assistência social e um auditório com acessibilidade.
Desta forma, estes públicos específicos, crianças e mulheres, não estarão no mesmo ambiente que os atendimentos clínicos. Uma medida importante para evitar a transmissão de doenças.
A ampliação também foi apontada como necessária diante do constante aumento das consultas. No ano passado, 51 mil atendimentos foram realizados no Centro de Saúde — 64% do total no município.
Nova rotina de atendimentos
Os atendimentos na nova estrutura começam já na segunda-feira (6) com os serviços de odontologia, psicologia e nutrição. Já a pediatria e a ginecologia serão transferidas de forma gradativa ao longo da semana.
Neste primeiro momento, os pacientes devem se dirigir à recepção central do Centro de Saúde, onde receberão as orientações necessárias. À medida que os serviços forem transferidos para o novo prédio, os pacientes serão informados sobre qual recepção procurar.
A odontologia e a psicologia, por exemplo, já terão o acesso pela recepção da ampliação. Quando a transição estiver concluída, os atendimentos de pediatria (tanto por agendamento quanto por demanda espontânea) e de ginecologia também passarão a ser feitos no novo espaço, enquanto a clínica adulta permanecerá na recepção atual.




