Quem disse que o varejo é previsível provavelmente nunca presenciou uma convenção como a que teve início nesta quinta-feira (11), em Gramado. Logo no primeiro dia da 2ª Convenção Lojista de Gramado, ficou claro que o setor está em ebulição, e pronto para ser reinventado. Com o slogan “A Revolução do Varejo”, o evento ocorre no Master Hotel e reúne empresários, especialistas, autoridades e líderes do setor para discutir os rumos do comércio em um momento de transformação acelerada, puxada pela tecnologia, mudanças de comportamento e novas exigências de mercado.
Mulheres que movem o varejo
E se o futuro pede novas respostas, ele também exige novas vozes. O protagonismo feminino marcou presença nos painéis e conversas do dia, não só como pauta, mas como realidade. A abertura dos trabalhos ficou por conta de Victoria Luz, uma das principais especialistas em inteligência artificial do Brasil, com o painel “Mindset Exponencial: como preparar sua mente para o que vem aí”. Com uma abordagem clara e provocativa, Victoria convidou o público a repensar a forma como lidamos com as transformações tecnológicas, enfatizando a importância da mentalidade adaptativa em um varejo cada vez mais conectado e dinâmico.

(Foto: Klisman Oliveira)
Na sequência, o painel “NR1: Um olhar integrado entre o comportamento humano e a legislação” trouxe uma discussão aprofundada sobre riscos ocupacionais e normas regulamentadoras. Com a presença dos advogados Ivandro Polidoro e Paula de Melo Valente e da coordenadora da CDL Jovem, Shaíze Maldonado Roth, a conversa destacou os desafios de equilibrar produtividade, segurança e bem-estar no ambiente de trabalho.
Outro momento que capturou a atenção dos presentes foi o painel da empresária Bruna Vasconi: “Como transformei o mercado de brechó no Brasil”. Fundadora da Peça Rara Brechó (rede que já soma mais de 130 unidades no país) Bruna compartilhou sua trajetória empreendedora e como a reinvenção do consumo pode, sim, ser lucrativa e sustentável. Seu case evidencia como o novo varejo se alimenta de histórias autênticas, inovação e sensibilidade para captar as mudanças culturais.
Impactos da reforma tributária
Enquanto os painéis se desenrolavam, outro eixo de discussão acontecia em paralelo: política e economia. Em um debate técnica sobre a reforma tributária, o economista Marcos Cintra apresentou uma análise crítica das mudanças em curso, alertando para os possíveis impactos sobre o setor de serviços. A mesa, mediada pelo jornalista e presidente da CDL de Flores da Cunha, Jasser Panizzon, contou com a participação do deputado estadual Guilherme Pasin (PP), da deputada Any Ortiz (Cidadania), do senador Efraim Filho (União Brasil), além de representantes do setor empresarial.
A jornalista Giuliana Morrone, que era uma das atrações mais aguardadas da programação, não pôde comparecer. Em seu lugar, subiu ao palco a atriz, diretora e escritora Danni Suzuki, agregando ao evento sua visão sensível sobre comunicação, empreendedorismo e representatividade.

Danni Suzuki palestrou no primeiro dia da 2ª Convenção Estadual Lojista
Programação continua nesta sexta (12)
Com mais de 10 palestras programadas ao longo dos dois dias, a Convenção ainda reserva momentos de destaque nesta sexta-feira (12), como os painéis com o especialista em inovação Fábio Neto, que trará tendências para o varejo digital, e o economista Ricardo Amorim, que abordará o impacto da inteligência artificial nos negócios. O dia ainda contará com o esperado “Painel Google”, com nomes de peso do mundo dos negócios, discutindo como usar o ecossistema da gigante de tecnologia para alavancar resultados no comércio.