Quem transita pela rua Borges de Medeiros nesta quarta-feira (14), na área central, pode perceber que parte da via está interditada. Equipes da prefeitura e da RGE, juntamente com empresas de internet e telefonia, estão realizando a segunda edição do mutirão de remoção e de fios inativos dos postes de luz, em Flores da Cunha. No primeiro mutirão, no início de maio, foram retirados 500 quilos de fios.
— É uma ação programada com o objetivo de diminuir a poluição visual e os riscos para as pessoas. Isso está gerando um grande trabalho, tanto na hora da retirada, quanto na hora do descarte. É trabalhoso, mas vale a pena — afirma André Darci da Silva, chefe de Manutenção Elétrica da Prefeitura de Flores da Cunha.
Conforme Silva, o outro mutirão durou em torno de cinco horas e os trabalhos foram realizados em dois turnos. Nessa quarta-feira (14), a ideia é que mais seis quadras sejam concluídas, completando 10 ao todo.
— Até o final da tarde queremos limpar parte da Borges com as transversais, Dr. Montaury, Professora Maria Dal Conte, Severo Ravizzoni e Heitor Curra e algumas quadras da rua Raimundo Montanari (próximo a Escola Frei Caneca) e até a Avenida (25 de Julho) — pontua Silva.
Laíse Grzebieluckas, representante da RGE, acompanhou o início dos trabalhos e destacou que a responsabilidade dos cabos de internet e telefonia é de cada empresa.
— Nós estamos realizando esta ação por uma solicitação da prefeitura e dos outros entes do município . Têm previsto novos mutirões, mas nós ainda estamos definindo as ruas. Novamente com a prefeitura e contando com a colaboração dos compartilhantes, que são responsáveis pela instalação e remoção dos cabos de telefonia e internet — enfatiza Laíse.
A RGE tem realizado mutirões em outros municípios da região, sempre em parceria com a prefeitura e a Câmara de Vereadores, convocando as empresas que utilizam os postes de luz para prestação de serviços de internet e telefonia. Em Flores da Cunha, ficou definido que irá ocorrer a cada 15 dias.