Inaugurado em junho de 2013, o monumento do Leão Alado de Veneza, localizado na Praça da Bandeira, celebra os fortes laços históricos e culturais entre a cidade de Flores da Cunha e a região do Vêneto, na Itália.
Doze anos depois, este cenário cheio de significado foi escolhido para recepcionar o presidente do Ente Vicentini Nel Mondo, com sede na cidade italiana de Vicenza, Ferruccio Zecchin, e os integrantes da associação, Alessandro Baú e Antônio Marchiorello.
O trio está visitando Flores da Cunha neste domingo (4) e foi acolhido, às 9h30min, pelo presidente do Circolo Vicentino de Flores da Cunha, Floriano Molon, diversos representantes da entidade, além de autoridades municipais como o prefeito, César Ulian, o vice, Marcio Rech, as subsecretárias de Cultura, Adriana Boeira Dotti, e de Turismo, Vivian Schiavenin. A presidente da Câmara de Vereadores, Silvana De Carli (PP) e os vereadores Ademir Barp (MDB) e Deivid Schenato (PP) também marcaram presença na ocasião.
Com o objetivo de proporcionar uma vivência das tradições conservadas pelos descendentes de italianos, os visitantes se dirigiram para a Capela de Nossa Senhora do Carmo, onde está sepultado o poeta Ângelo Giusti, criador do Hino da Imigração Italiana, a música “Mérica, Mérica”. Na sequência o destino foi uma missa festiva em honra a São Vitor e Santa Corona, celebrada na capela da comunidade, seguida de almoço típico colonial.