Início » “Quero deixar um serviço digno para os paduenses”, diz secretário de Saúde de Nova Pádua

“Quero deixar um serviço digno para os paduenses”, diz secretário de Saúde de Nova Pádua

Diego Bernardi fala sobre desafios e reforço no atendimento com equipe médica ampliada
(Foto: Klisman Oliveira)

Diego Bernardi, 34 anos, assumiu neste ano a Secretaria de Saúde de Nova Pádua. Ele é eletricista, possui ensino médio completo e integra o secretariado da atual gestão do prefeito Itamar Bernardi Kiko. Filiado ao MDB, Bernardi concorreu a vereador em 2024 e recebeu 50 votos, sendo o sexto mais votado da sigla.
Em sua primeira gestão à frente da pasta, Bernardi já teve de lidar com a escassez de medicamentos na rede municipal e com a necessidade de ampliação no quadro de profissionais de saúde.

O Florense: Quais foram as principais ações da Secretaria de Saúde até agora?
Diego Bernardi: A gente iniciou o ano com a contratação de médicos, porque só tínhamos um profissional atendendo aqui na Unidade de Saúde. A primeira coisa que a gente fez foi abrir o edital para a contratação de mais médicos e, claro, também a compra de medicamentos que estavam em falta. Essas foram as duas principais ações que fizemos frente à pasta. Também havia alguns contratos que já estavam vencidos, de algumas especialidades que são compras feitas pela Prefeitura… Fizemos essas renovações com nossos parceiros.

Qual o próximo passo?
Estamos divulgando um novo projeto que é o “Saúde em Casa”, em que disponibilizamos, uma vez por semana, uma médica para ir até a residência das pessoas fazer visitas. Nós deslocamos uma enfermeira ou uma técnica de enfermagem junto com uma das médicas para fazer esse acolhimento às famílias. Se for necessário, fazemos inclusive exames.

Quais os principais desafios da pasta até o momento?
Logo no início do mandato, em março, a ginecologista que atendia o município nos deixou por motivos particulares e seguiu sua carreira em outro lugar. Demorou um pouquinho para suprirmos essa falta, então abrimos um edital para a contratação e, depois de um bom tempo, conseguimos fazer uma parceria com uma profissional de Flores. Hoje a gente tem ginecologista para atender as mulheres paduenses.

Na campanha, a população cobrou a falta de enfermeira na ambulância. Foi resolvida essa questão?
Foi resolvida. Nós iniciamos o projeto no mês passado com uma técnica contratada. Ela trabalhava das 17h30min até 1h30min, e faltava outra enfermeira ainda para contratarmos. Mas, semana passada, a gente contratou e agora a gente tem plantão 24 horas com a ambulância. Por enquanto, esse plantão funciona de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana ainda não temos, por conta da escala de enfermagem, que necessitaria da contratação de mais duas profissionais. Estamos estudando a possibilidade de ampliar esse serviço também aos finais de semana.

Qual a prioridade da Secretaria?
Uma das nossas prioridades é implementar a Estratégia da Saúde da Família (modelo de atenção básica do SUS que leva equipes multidisciplinares até as comunidades, com foco em prevenção, promoção da saúde e acompanhamento contínuo das famílias). Eu e o prefeito Kiko tivemos algumas reuniões com especialistas da área e a nossa ideia é implementar. Ainda não neste ano, por questões orçamentárias. A ideia é ampliar esse serviço e fazer com que a gente tenha a Saúde da Família.

Que legado o senhor quer deixar na saúde de Nova Pádua?
É a minha primeira vez como secretário de Saúde e é uma responsabilidade grande. O meu objetivo não é vir aqui e ser melhor que qualquer outro secretário que esteve aqui, mas sim dar um atendimento de qualidade aos paduenses. Um atendimento digno que a população merece e que o serviço funcione adequadamente para eles. Não quero dizer que fui o melhor secretário, estou aqui para fazer a minha parte. O que for do meu alcance, eu vou fazer.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta