Os vinhos de Flores da Cunha tiveram uma participação de destaque na 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025, no último sábado (25), em Bento Gonçalves. Quatro rótulos produzidos na Terra do Galo foram escolhidos entre as 16 amostras de vinhos mais representativos:
- Categoria ‘Vinho Branco Não Aromático’: amostra Riesling Itálico – Vinícola Gaio, com nota 90
- Categoria ‘Vinho Branco Não Aromático’: amostra Chardonnay – Vinícola Gazzaro, com nota 92
- Categoria ‘Vinho Tinto’: amostra Cabernet Sauvignon – NOVA Vinhos e Espumantes, como nota 93
- Categoria ‘Vinho Tinto’: amostra Tannat – Vinhos Monte Reale, com nota 93
Organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a competição contou com 533 amostras inscritas de nove estados brasileiros. Na disposição geral dos resultados, ou seja, na seleção dos 30% melhores vinhos, correspondente a cada categoria, Flores da Cunha apareceu com outros 27 rótulos:
- Casa Venturini Vinhos e Espumantes – 2 amostras na categoria ‘Vinho Branco Não Aromático’
- NOVA Vinhos e Espumantes – 1 amostra na categoria ‘Vinho Base para Espumante’, 1 amostra na categoria ‘Vinho Branco Não Aromático’ e 7 amostras na categoria ‘Vinho Tinto Seco’
- Vinhos Hortência – 2 amostras na categoria ‘Vinho Branco Aromático’ e 1 amostra na categoria ‘Vinho Tinto Seco’
- Vinhos Monte Reale – 2 amostras na categoria ‘Vinho Rosé’ e 4 amostras na categoria ‘Vinho Tinto Seco’
- Vinícola Bebber – 1 amostra na categoria ‘Vinho Rosé’
- Vinícola Gaio – 1 amostra na categoria ‘Vinho Branco Não Aromático’
- Vinícola Gazzaro – 2 amostras na categoria ‘Vinho Branco Não Aromático’
- Vinícola Giacomin – 1 amostra na categoria ‘Vinho Rosé’
- Vinícola Madre Terra – 1 amostra na categoria ‘Vinho Tinto Seco’
- Vinícola Salvattore – 1 amostra na categoria ‘Vinho Tinto Seco’
O resultado completo está disponível neste link.
Variedade de uvas e qualidade
A diversidade também se expressa nas castas: 15 variedades de uva estão entre as 16 amostras selecionadas, evidenciando a amplitude de estilos, a versatilidade dos terroirs e o potencial enológico do Brasil. As notas medianas obtidas na Degustação de Seleção, conduzida por 90 enólogos que avaliaram as amostras às cegas seguindo normas internacionais, variaram entre 90 e 95 pontos, demonstrando o alto nível de qualidade da Safra 2025.
— A Avaliação Nacional de Vinhos é a degustação do futuro porque permite ao público antecipar, com base técnica e transparência, o que o Brasil terá no mercado nos próximos meses. Este ano, o que vimos foi um retrato fiel da evolução do setor, com qualidade elevada, novas regiões se afirmando e uma pluralidade de estilos que traduzem a força e a diferenciação do vinho brasileiro. É um momento de celebração e aprendizado, que reafirma a missão da ABE de promover conhecimento e valorizar o trabalho de quem faz o vinho no país — destaca o presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli.
Comitiva municipal
O prefeito César Ulian compareceu ao evento acompanhado do secretário de Agricultura, Jamur Mascarello, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, e da subsecretária de Turismo, Vivian Schiavenin.
— Estivemos presentes na Avaliação Nacional de Vinhos e pudemos acompanhar de perto a incrível performance dos vinhos de Flores da Cunha na competição. O resultado nos orgulha. Parabenizamos as vinícolas de Flores da Cunha que tão bem representam nosso município por todo o Brasil — frisa Ulian.

