Início » Projetos de Danúbia Otobelli e Graziela Mazzarotto são os vencedores do Concurso Memória Histórica e Cultural

Projetos de Danúbia Otobelli e Graziela Mazzarotto são os vencedores do Concurso Memória Histórica e Cultural

Aprovação do Conselho Editorial garante que 1 mil exemplares de cada obra serão publicados com recursos do município
(Arte: Tatiana Ferrarini Fontana)

Os projetos das florenses Danúbia Otobelli e Graziela Mazzarotto foram os vencedores do Concurso Memória Histórica e Cultural. Avaliadas e recomendadas por um Conselho Editorial, as obras divulgam e eternizam a história de Flores da Cunha. Agora, 1 mil exemplares dos trabalhos escolhidos serão publicados e estarão à disposição da comunidade.

A jornalista e historiadora, Danúbia Otobelli, afirma ter ficado muito feliz e surpresa com a publicação, especialmente porque a obra já teve uma versão online e, agora, ganha um novo fôlego, com várias histórias inéditas.

– O livro é uma oportunidade única para a comunidade de Flores da Cunha descobrir fatos pitorescos e causos marcantes que moldaram nossa memória coletiva. Com textos curtos e independentes, a leitura é fácil, podendo ser apreciada em qualquer ordem e até mesmo utilizada em sala de aula. Para mim, esta é uma forma essencial de resgatar e tornar acessível à população as memórias que o tempo e as gerações acabam esquecendo. É um convite para avivar lembranças e, acima de tudo, manter viva a história de Flores da Cunha – comemora Danúbia.

A professora e historiadora, Graziela Mazzarotto, explica que o conteúdo foi originalmente escrito para a dissertação de mestrado em História pela Universidade de Caxias do Sul, no entanto, tomou um rumo inesperado em 2023, quando resolveu encaminhar parte do texto para o concurso Ambra Beggiato promovido pela Associazione Veneti nel mondo,  com sede em Vicenza. Ela conta que ao vencer o concurso, uma porta se abriu e o texto ficou conhecido por várias pessoas até que surgiu a oportunidade de enviá-lo para o Concurso Memória Histórica de Flores da Cunha.

– “Entre tramas e vinhos” é o resultado de uma investigação sobre o entrelaçamento de uvas, vimes e vinhos, elementos identitários e importantes para nossa região e que refletem a cultura, em especial dos descendentes de imigrantes italianos. Sinto-me honrada de ter o texto editado, mas, antes disso, a edição representa uma forma de devolver para a comunidade aquilo que foi concedido durante a pesquisa. Muitas vozes foram ouvidas. Relatos de agricultores, enólogos e artesãos foram essenciais para encontrar o entrelaçamento. Portanto, a obra agora socializada através de um livro, será de fácil acesso e para quem quiser se reconhecer nas páginas que foram escritas com muita dedicação, afinal também me reconheço nessas memórias – emociona-se Graziela.

A subsecretária de Cultura, Adriana Boeira Dotti, destaca que os trabalhos selecionados refletem a riqueza do patrimônio cultural de Flores da Cunha:

– O Concurso Memória Histórica e Cultural reafirma nosso compromisso em preservar e valorizar a história do município e publicar essas obras é garantir que nossa memória coletiva siga viva e disponível para as futuras gerações – defende Adriana.

Conheça os projetos vencedores:

  • Histórias (Quase) Esquecidas, livro de Danúbia Otobelli – A obra foi selecionada por ser de relevância histórica e cultural, por ser democrática, além de ser de fácil leitura e acesso pelo público.
  • Entre Tramas e Vinhos: a imaterialidade no uso de vimes entrelaçada ao cultivo da uva e à elaboração de vinhos, livro de Graziela Mazzarotto – A obra foi selecionada por tratar de um tema nunca abordado e por ser considerada completa.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta