O projeto “Nos 150 anos da imigração, um esforço para salvar a língua Talian” foi apresentado na Prefeitura Municipal de Nova Pádua na última sexta-feira (11), uma iniciativa que busca valorizar e preservar a herança deixada pelos imigrantes italianos. João Wianey Tonus foi o responsável por apresentar o projeto, e seu objetivo é sensibilizar a comunidade local à importância da língua Talian como expressão viva da identidade cultural de descendentes de italianos.
Os participantes do projeto lançaram também um convite para os cursos Talian in Fameia I para iniciantes e o Talian in Fameia II, promovidos em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A formação abordará conteúdos de leitura, pronúncia, músicas, textos e elementos culturais do Talian. Os cursos ocorrerão entre os dias 06 de maio e 21 de outubro de 2025, ambos possuem o investimento de R$ 143 por participante e são de curta duração.
Estiveram presentes na ocasião a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Franciéli Gonçalves Pan Menegat, e a diretora de Cultura e Turismo, Mônica Corso Pan.
Inscrições para os cursos podem ser realizadas abaixo:
Valorização contínua do Talian
O Jornal O Florense também atua na valorização contínua do Talian por meio da realização do Parla Talian, um programa com entrevistas, no estilo podcast. O objetivo é preservar a língua do Talian e deixar registrada a história das famílias descendentes de italianos. Ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 19h, nas redes sociais do Jornal O Florense, do Parla Talian e da Odisseia do Conhecimento. Apresentado por Lorete Maria Calza Paludo, realizado pelo Jornal O Florense com apoio de Odisseia do Conhecimento. Confira a playlist do YouTube com os programas mais recentes, clicando aqui.