Os canteiros centrais da avenida 25 de Julho estão sendo removidos no início da manhã desta segunda-feira (24). A obra é realizada por uma equipe da prefeitura de Flores da Cunha. Na área central, apenas três quadras da 25 de Julho mantinham canteiros centrais, entre a rua Heitor Curra até a Doutor Montaury, próximo a Praça da Bandeira. É neste trecho que ocorre a obra e o trânsito está bloqueado.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Lucas Carenhato, esta era uma demanda antiga da comunidade.
— A presença dos canteiros centrais na avenida 25 de Julho sempre gerou um questionamento por parte da comunidade: ou eles eram finalizados, já que foram iniciados há mais de 20 anos, ou removidos para garantir a padronização da via — afirma.
O secretário Carenhato lembra que a prefeitura tem um projeto definido para requalificação da avenida 25 de Julho. Esta obra estava previsto para o ano passado, mas precisou ser adiada após os estragos das chuvas e enchentes em maio. Agora, o projeto está em fase de revisão e orçamento, com previsão de lançamento da licitação para abril.
A proposta municipal é de melhorar a mobilidade e tornar a principal via da cidade em um espaço de lazer e turismo, com destaque para o pórtico sul, entrada do município para quem vem de Caxias do Sul.
— O novo projeto de requalificação da avenida prevê a retirada desses canteiros, trazendo uma proposta contemporânea de mobilidade urbana. Além da adequação das pistas de rolamento, o projeto inclui passeios públicos mais amplos, ciclovia e arborização, garantindo um espaço mais seguro e acessível para pedestres, ciclistas e motoristas. Esta remoção está sendo antecipada devido às solicitações da comunidade e é executada neste momento em decorrência da operação de asfaltamento que está em andamento no município — detalha Carenhato.







