Início » Prefeitura anuncia o primeiro comandante da Guarda Civil Municipal de Flores da Cunha

Prefeitura anuncia o primeiro comandante da Guarda Civil Municipal de Flores da Cunha

Cargo foi criado para planejar, dirigir, coordenar e supervisionar as ações da corporação que completará dois anos de atuação em fevereiro de 2026
(Foto: Foto: Enzo Manfron/Prefeitura de Flores da Cunha)

Tenente da reserva da Brigada Militar, André da Silva, 52 anos, foi anunciado como o primeiro Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Flores da Cunha. O cargo foi criado no mês passado, com proposta de planejar, dirigir, coordenar e supervisionar as ações, operações e atividades da corporação. A GCM completará dois anos de atuação em fevereiro de 2026.

Conheça o Comandante da GCM

Natural de Flores da Cunha, André da Silva dedicou 34 anos de sua carreira à Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória, alcançou a graduação de sargento e comandou diversas vezes o 1º Pelotão da Brigada Militar de Flores da Cunha. O policial encerrou sua carreira na BM neste ano, na condição de 1º tenente da reserva.

— Assumo com honra e responsabilidade o comando da Guarda Civil Municipal de Flores da Cunha, comprometido em fortalecer a segurança pública, pautado na ética, na proximidade com a comunidade e no espírito de servir — enfatiza o novo comandante da GCM.

Escolha pela experiência

O cargo de comandante da GCM será um Cargo de Confiança 5 (CC5), que recebe salário de R$ 7.413,23. Caso o escolhido seja um servidor municipal, esta função comissionada (FC) agregará R$ 2.965,30 a remuneração. Como a primeira turma de guardas civis municipais ainda está em estágio probatório — com duração de três anos —, a Prefeitura optou por contratar um profissional de fora, com carreira consolidada, para ser o primeiro comandante. No futuro, a prioridade tende a ser a escolha de um comandante entre os próprios guardas municipais.

— A criação do cargo de comandante da Guarda Civil Municipal reforça nossa estrutura de segurança e garante uma atuação ainda mais organizada, além de eficiente, em Flores da Cunha — explica o prefeito César Ulian.

André da Silva assumiu a função na semana passada, dia 3 de novembro, mas só foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (10). Ele atuará diretamente com o secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, Itamar Brusamarello, que entende que o município ganhará em organização e eficiência com a nova função.

— Essa liderança será fundamental para coordenar as ações da corporação e garantir um trabalho cada vez mais integrado e próximo da comunidade — opina Brusamarello.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta