O sábado (4) marcou uma promessa de uma saúde melhor para Flores da Cunha. A ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi oferece mais quatro andares de uma estrutura moderna e que promete oferecer mais conforto para os pacientes e para os profissionais que ali trabalham. Este cuidado com as pessoas foi destacado na maioria dos discursos das autoridades presentes na solenidade.
— Do início de 2021 ao final de 2024, houve um acréscimo de 100%, ou seja, o dobro de pessoas estão acessando nossos serviços de saúde. Este espaço não comportava mais. Passar aqui e ver filas aqui fora, isso me incomodava muito. Essa obra queríamos ter entregue no nosso primeiro compromisso. Estamos entregando uma obra onde poderemos dar atenção a saúde da mulher; tirar as crianças que ficavam ali, no colo das mães, esperando no meio de todo mundo; imaginem um psicólogo que atendia numa sala pequena, sem janela, só com uma mesa e cadeira porque não cabia mais nada. Temos orgulho de oferecer esta estrutura para atender com muito mais qualidade — declarou o prefeito César Ulian.
A construção do novo prédio, que é anexo à atual estrutura na rua John Kennedy, iniciou em 2022 e teve um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. A edificação possui mais de 1000m² de área construída e possibilitará espaços específicos para atendimentos especializados que, até então, ocorriam todos pela mesma recepção do Centro.
— Este Centro ampliado é também uma conquista de cada um de vocês, servidores e colaboradores, que trabalham incansavelmente para transformar o SUS em uma realidade viva e eficaz no dia a dia. Desejo que esse espaço seja, acima de tudo, um espaço de respeito e cuidado. Acolhedor. Que cada cidadão florense que aqui buscar atendimento encontre um serviço público de saúde humanizado e comprometido com a vida — desejou a secretária municipal de Saúde, Jane Paula Baggio.
No novo prédio, o térreo é dedicado aos atendimentos à saúde da mulher. O segundo andar será para a pediatria, nutrição e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. No terceiro, será a odontologia. O quarto andar terá o serviço de psicologia, assistência social e um auditório com acessibilidade.
O atendimento clínico continuará ocorrendo na atual recepção. Este encaminhamento dos atendimentos para diferentes espaços conforme a especialidade é uma medida importante para evitar a transmissão de doenças. No ano passado, 51 mil atendimentos foram realizados no Centro de Saúde — 64% do total no município.
— Se há baixa ocupação no hospital, é porque a atenção básica está funcionando. A atenção básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Como Governo do Estado, é um prazer acompanhar entregas deste porte. Será um espaço qualificado de acolhimento e vínculo com a comunidade para trabalharmos a promoção e a prevenção da saúde. Em primeiro lugar, temos sempre que pensar no cuidado da população — apontou Tatiane Fiorio, coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Apoio do Rotary
Um destaque especial foi para o Rotary de Flores da Cunha, representado pela presidente Hilda Maria Nardello Pontel, que apoiou a entrega com a doação de mobiliário e acessórios.
— É a primeira captação, um sonho da família rotária, de fazer esta devolutiva. Esta entidade que há tantos anos trabalha em prol e arrecadou tanto para outros municípios e, pela primeira vez, traz para o seu município e é para uma obra dessas — agradeceu o prefeito Ulian.
A solenidade também contou com diversas autoridades, incluindo o deputado federal Maurício Marcon (Podemos) e os deputados estaduais Guilherme Pasin (PP) e Cláudio Branchieri (Podemos).
— Nossa missão é nos preocuparmos com a nossa população e dar o melhor para eles. Por isso, hoje, estão todos os vereadores aqui presentes e reunidos. Esta é uma conquista da comunidade, são nossas pessoas que irão utilizar esta estrutura no dia a dia — destacou a presidente da Câmara de Vereadores, Silvana De Carli.
Nova rotina de atendimentos
Os atendimentos na nova estrutura começam já na segunda-feira (6) com os serviços de odontologia, psicologia e nutrição. Já a pediatria e a ginecologia serão transferidas de forma gradativa ao longo da semana.
Neste primeiro momento, os pacientes devem se dirigir à recepção central do Centro de Saúde, onde receberão as orientações necessárias. À medida que os serviços forem transferidos para o novo prédio, os pacientes serão informados sobre qual recepção procurar.
A odontologia e a psicologia, por exemplo, já terão o acesso pela recepção da ampliação. Quando a transição estiver concluída, os atendimentos de pediatria (tanto por agendamento quanto por demanda espontânea) e de ginecologia também passarão a ser feitos no novo espaço, enquanto a clínica adulta permanecerá na recepção atual.







