Início » Palestra destaca inteligência emocional no desenvolvimento da liderança, em Flores da Cunha

Palestra destaca inteligência emocional no desenvolvimento da liderança, em Flores da Cunha

Em evento promovido pela CDL Flores da Cunha, Jásser Panizzon e Thiago Amadio destacaram a compreensão de emoções e características para se tornar um bom líder
(Foto: Tiago Garziera, divulgação)

Compreender e gerir as emoções é fundamental para potencializar as qualidades de um bom líder. Este foi o conhecimento norteador da palestra “Líder 360 – Mente, emoções e habilidades para tempos complexos”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Flores da Cunha na noite desta terça-feira (28). Cerca de 300 pessoas acompanharam, no Clube Independente, as dicas e os atalhos compartilhados pelos estudiosos do assunto, Jásser Panizzon e Thiago Amadio, para ser um líder melhor, promover engajamento nas equipes e acelerar resultados nos negócios.

Publicitário, designer e especialista em Marketing Político e Branding, Amadio deu início ao encontro abordando a temática liderança:

— Liderança não tem a ver com hierarquia e autoridade, tem a ver com engajamento. O ego impede as pessoas de aprender sobre liderança — destacou Amadio, citando que 50% da força de trabalho mundial já se demitiu por causa do chefe (Gallup).

Nesse sentido, bons líderes são um caminho para auferir maiores lucros às companhias.

— Liderança é vantagem estratégica. O bom líder é medido pela quantidade de pessoas engajadas na sua equipe. Se a equipe está engajada, ela performa, então você vai estar na frente dos concorrentes — analisou Amadio, que apresentou as cinco características para ser desenvolvida pelos líderes:

  • Respeito
  • Empatia
  • Comunicação aberta e transparente
  • Poder de decisão
  • Saber delegar

O aprendizado foi potencializado na palestra seguinte, conduzida por Panizzon, que demonstrou como a inteligência emocional é o “turbo” da liderança. Mestrando em Psicologia, especialista em gestão estratégica de pessoas, neurociência e comportamento e em inteligência espiritual, Panizzon falou que as emoções sempre comunicam algo, por isso a necessidade de ter conhecimento sobre elas é essencial para uma boa liderança.

— Ter inteligência emocional é reconhecer, compreender, gerir e utilizar as emoções para resolver os problemas do cotidiano — destacou Panizzon, que também presidente da CDL Flores da Cunha.

— Nos conhecemos o suficiente para conhecer nossas emoções? Como eu reajo às coisas? — indagou ao público presente.

Empatia, autorregulação, habilidades sociais e motivação também estão na caminhada para formar pessoas inteligentes emocionalmente, cujas qualidades, entre outras, estão em agir não somente por instinto, enxergar oportunidades nas adversidades, escutar mais do que falar e enfrentar crises de forma madura e equilibrada.

Estudar, respirar, praticar e relaxar são ingredientes essenciais para desenvolver a inteligência emocional. É importante revisar o planejamento estratégico pessoal, melhorar as relações e construir relacionamentos.

— Inteligência emocional é um exercício diário. Nós precisamos saber por que a gente faz as coisas, quais os nossos propósitos, onde queremos chegar, porque senão fizemos tudo no automático, e quando a gente só faz as coisas no automático, a gente não está vivendo, a gente só está vivo — ressaltou.

(Foto: Tiago Garziera, divulgação)
(Foto: Tiago Garziera, divulgação)
(Foto: Tiago Garziera, divulgação)

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta