Compreender e gerir as emoções é fundamental para potencializar as qualidades de um bom líder. Este foi o conhecimento norteador da palestra “Líder 360 – Mente, emoções e habilidades para tempos complexos”, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Flores da Cunha na noite desta terça-feira (28). Cerca de 300 pessoas acompanharam, no Clube Independente, as dicas e os atalhos compartilhados pelos estudiosos do assunto, Jásser Panizzon e Thiago Amadio, para ser um líder melhor, promover engajamento nas equipes e acelerar resultados nos negócios.
Publicitário, designer e especialista em Marketing Político e Branding, Amadio deu início ao encontro abordando a temática liderança:
— Liderança não tem a ver com hierarquia e autoridade, tem a ver com engajamento. O ego impede as pessoas de aprender sobre liderança — destacou Amadio, citando que 50% da força de trabalho mundial já se demitiu por causa do chefe (Gallup).
Nesse sentido, bons líderes são um caminho para auferir maiores lucros às companhias.
— Liderança é vantagem estratégica. O bom líder é medido pela quantidade de pessoas engajadas na sua equipe. Se a equipe está engajada, ela performa, então você vai estar na frente dos concorrentes — analisou Amadio, que apresentou as cinco características para ser desenvolvida pelos líderes:
- Respeito
- Empatia
- Comunicação aberta e transparente
- Poder de decisão
- Saber delegar
O aprendizado foi potencializado na palestra seguinte, conduzida por Panizzon, que demonstrou como a inteligência emocional é o “turbo” da liderança. Mestrando em Psicologia, especialista em gestão estratégica de pessoas, neurociência e comportamento e em inteligência espiritual, Panizzon falou que as emoções sempre comunicam algo, por isso a necessidade de ter conhecimento sobre elas é essencial para uma boa liderança.
— Ter inteligência emocional é reconhecer, compreender, gerir e utilizar as emoções para resolver os problemas do cotidiano — destacou Panizzon, que também presidente da CDL Flores da Cunha.
— Nos conhecemos o suficiente para conhecer nossas emoções? Como eu reajo às coisas? — indagou ao público presente.
Empatia, autorregulação, habilidades sociais e motivação também estão na caminhada para formar pessoas inteligentes emocionalmente, cujas qualidades, entre outras, estão em agir não somente por instinto, enxergar oportunidades nas adversidades, escutar mais do que falar e enfrentar crises de forma madura e equilibrada.
Estudar, respirar, praticar e relaxar são ingredientes essenciais para desenvolver a inteligência emocional. É importante revisar o planejamento estratégico pessoal, melhorar as relações e construir relacionamentos.
— Inteligência emocional é um exercício diário. Nós precisamos saber por que a gente faz as coisas, quais os nossos propósitos, onde queremos chegar, porque senão fizemos tudo no automático, e quando a gente só faz as coisas no automático, a gente não está vivendo, a gente só está vivo — ressaltou.




