155 profissionais da Comunicação foram homenageados com livro “Comunicadores da Serra Gaúcha” pela ARI da região, o lançamento da obra ocorreu na última quarta-feira (2) em evento no 1970 Gastronomia com coquetel organizado pelo Recreio da Juventude.
Os homenageados foram profissionais que se destacaram e com isto ganharam o Troféu ARI da Serra Gaúcha entre os anos de 2008 até 2024, período em que a premiação passou a funcionar na região a partir da gestão de Milton Colatti, que abraçou a ideia de Juçara Dini, fundadora da ARI SG. Comunicadores de Flores da Cunha também foram homenageados no livro.
A obra “Comunicadores da Serra Gaúcha” não só conta a trajetória destes profissionais, como também é dedicada “a todos os familiares de quem atua na Comunicação, por compreenderem ausências, distâncias e desafios exigidos por um fazer que ajuda a transformar e a contar a história do mundo”. O livro foi um projeto da gestão de 2022-2024 da ARI da Serra Gaúcha, conduzida pela atual presidente Vania Marta Espeiorin e pela vice Juliana Bevilaqua. A edição da obra é por parte de Vania e Juliana também, com o auxílio do psicólogo e também jornalista Vagner Espeiorin. O projeto gráfico, o design da capa e a diagramação têm assinatura da jornalista Juliana Rech. A foto de capa é de Julio Soares e a revisão foi executada pelos seguintes profissionais: Vania Marta Espeiorin, Juliana Bevilaqua, Vagner Espeiorin, Juçara Dini e Juliano Flores.
A obra conta com 400 exemplares, 300 deles custeados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul; do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC – BG); do Centro Empresarial de Flores da Cunha e do Grupo Solaris.
O grupo Ari ou Associação Riograndense de Imprensa foi fundado em 19 de dezembro de 1935 na cidade de Porto Alegre por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como presidente Érico Veríssimo. Na Serra Gaúcha estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini, contando com o apoio de outros 17 profissionais da área da Comunicação. Não possui caráter sindical e se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.