Início » “O Sísifo Escaravelho” será apresentado na Feira do Livro de Caxias do Sul

“O Sísifo Escaravelho” será apresentado na Feira do Livro de Caxias do Sul

Publicação independente de Guilherme Barreiro terá sessão de autógrafos neste sábado (27)
Livro foi escrito em fevereiro de 2025 (Foto: Karine Bergozza)

— A mitologia grega, há milênios, já formulava alegorias para tornar os dramas da experiência humana mais acessíveis. Menos teóricos e mais práticos. Assim, surge o Sísifo para a pena: empurrar a pedra sem garantia de cume. O Escaravelho para a anatomia do tempo ruim: inseto e a matéria que ele rola. Da mesma forma, entre mito e lama, tentam sobreviver pais, mães, filhos, irmãos, famílias.

Esta metáfora serviu de inspiração para a obra “O Sísifo Escaravelho: paternidade por insistência”, escrita pelo médico cirurgião plástico Guilherme Barreiro, 37 anos, que, na obra, utiliza do pseudônimo Gregor Samsa.

A narrativa está associada a situações que o autor vivenciou em sua trajetória, mas, claro, carrega uma série de analogias para provocar “desconforto” e a reflexão do leitor:

— Creio, como alguns dos filósofos clássicos, que a maior parte do saber nasce da experiência sensível. Alinho-me a eles: não se conta o que não foi, de alguma forma, vivido. Mas a realidade, em tempos de judicialização para tudo, pode ser muito cruel. A literatura ficcional sabe melhor dizer o que os autos fingem não ouvir — destaca Barreiro.

“O Sísifo Escaravelho” é uma publicação independente, com 146 páginas, que foi escrito em fevereiro de 2025.

— Não se cobra ingresso para dor. O livro, portanto, só pode ser gratuito. Cada exemplar impresso, pelo contrário, gera-me custo. Mas esse é o pedágio, moral e financeiro, de se contar essa história — ressalta o autor.

A obra será apresentada neste sábado (27), às 16h, na Feira do Livro de Caxias do Sul, junto à Praça Dante Alighieri, e poderá ser adquirida por meio de uma doação voluntária de qualquer valor para a chave Pix CNPJ 16.650.666/0001-25, seguida do envio do comprovante, nome e endereço para o e-mail osisifoescaravelho@gmail.com. A quantia doada será destinada ao Centro Assistencial Vitória, de Caxias do Sul. Já a versão digital é gratuita e pode ser acessada pelo link.

Sobre o autor

Natural de Caxias do Sul, Guilherme Barreiro morou até os 16 anos na Terra do Galo. Estudou no Colégio São Carlos, e aos 18 anos, mudou-se para a capital gaúcha para formação em Medicina. Mais tarde, aos 29 anos, o destino foi o município de Sinop, no Mato Grosso, onde reside até hoje.

— Ainda que eu esteja longe há mais de uma década, raízes não conhecem GPS. Em Flores, por herança de imigração e cultura, família é vocábulo forte. Talvez por isso este livro ressoe mais aí: onde a palavra “pai” não é suprimida por sentença, nem “filho” é moeda de troca. Apareçam (na Feira do Livro)! Levem os olhos limpos e deixem certezas do lado de fora — convida o autor.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta