O encontro para gestores culturais e agentes da sociedade civil, Caravana da Cultura, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) ocorre nesta terça-feira (8). O evento, das 9h às 16h será no Casarão dos Veronese, em Flores da Cunha, e visa qualificar a gestão cultural local e ampliar o acesso aos recursos estaduais voltados para a cultura.
Em entrevista ao Bom Dia OF desta segunda-feira (7), Adriana Boeira Dotti, subsecretária municipal de Cultura de Flores da Cunha, destacou a relevância da Caravana para estreitar os laços entre os municípios e a Sedac, fortalecendo, assim, as políticas culturais na região.
— O principal objetivo, sem dúvidas, é fortalecer os laços entre municípios, nossos gestores e a Secretaria do Estado. Aproximar e cada vez mais termos mais acessos para fortalecer esta gestão — afirma.
A subsecretária também enfatizou que a Caravana é uma oportunidade única para os gestores e agentes culturais locais se atualizarem sobre as políticas de financiamento disponíveis.
— Inclusive, estou com um projeto agora, um pensamento para trazer mais treinamentos, porque percebemos que tem muitos detalhes e quanto melhor aplicado o recurso, muito melhor vai ser na prestação de contas, neste sentido. Então estes encontros vão servir para esclarecer, não só para os gestores, mas para os nossos agentes culturais locais, principalmente. Todos os anos temos os projetos de lei, tem bastante gente se inscrevendo — destacou Adriana.
Com uma programação repleta de capacitações, o evento abordará temas como o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, as atualizações do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a Lei Aldir Blanc, os editais da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e as atividades relacionadas ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Tudo foi planejado para atender às necessidades da região, com o objetivo de potencializar o uso dos recursos estaduais.
A participação no evento é gratuita, mas é necessário realizar inscrição para garantir presença presencialmente. Além disso, quem não puder comparecer poderá acompanhar as discussões ao vivo, por meio da transmissão no YouTube.
— A comunidade de Flores da Cunha e municípios vizinhos estão convidados para estarem acompanhando — convida a subsecretária.