Na semana em homenagem aos professores, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha realizou a entrega do Diploma Mérito Educativo, estabelecido pelo decreto legislativo nº 014, de 6 de dezembro de 2007.
A sessão solene ocorreu na última terça-feira (14) e condecorou quatro escolas da Terra do Galo. A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José recebeu o Diploma Mérito Educativo com o projeto “Construindo Lideranças”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental 1° de Maio foi agraciada com a Menção Honrosa pelo trabalho “Intergeracionalidade”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Souza Neto, com o projeto “+ Família – Celular”, e a Escola Interativa, com o projeto “Carreira em foco”, receberam Certificado de Participação.
Os quatro projetos inscritos foram avaliados pela comissão julgadora no fim de setembro, na oportunidade foi levado em consideração a abrangência, a repercussão, o envolvimento da comunidade escolar, o caráter de continuidade e os resultados alcançados com sua execução.
A organização da atividade foi feita pela Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, presidida por Diego Tonet (PP), e integrada pelos também vereadores Claudimir Kremer (MDB) e Marcelo Golin (PL).
Por ter acompanhado todo o processo de avaliação e coordenado a escolha, Tonet ressalta o quanto a tarefa foi “desafiadora”.
— É gratificante ver a qualidade dos trabalhos. O quanto os professores e a comunidade escolar vêm se esforçando para cada ano evoluir mais na educação dentro do nosso município, e a transformação que eles vêm permitindo acontecer nas nossas crianças e jovens. Então é bacana ver o quanto vem sendo desenvolvido dentro das escolas, que vem atingindo também as famílias e que, com certeza, vai resultar em um crescimento, eu digo, pessoal e até profissional, lá na frente, de todos os nossos estudantes.
“Representa a realização de um sonho”
O desenvolvimento da potencialidade dos estudantes dentro e fora da sala de aula é exemplificado pela aluna Laís Dallemolle, 14 anos. A jovem é líder da turma 803 da Escola São José e foi uma das 32 estudantes a participar do trabalho “Construindo Lideranças”, que conquistou o Diploma Mérito Educativo.
— Para mim, este é um projeto muito importante que, com a ajuda da psicóloga Marina, me apresentou várias oportunidades e me ajudou a lidar com situações, não somente na sala de aula, mas fora da escola também. Além das atividades propostas para a interação com a escola, o projeto me ajudou a conhecer melhor os meus colegas e a fazer novas amizades. Eu espero que este projeto continue nos próximos anos, pois acredito que vai ajudar muitos alunos — compartilha Laís.
“Construindo Lideranças” é desenvolvido há quatro anos pela diretora Melissa Vanelli Conz e pela psicóloga escolar Marina Menegon de Souza que, aos poucos, colhem os frutos do que estão semeando nos alunos do 6º ao 9º ano do turno da manhã (líderes e vices) e integrantes do Grêmio Estudantil.
— O sentimento que vem até mim é de dever cumprido. É de poder reviver as experiências que tivemos com os líderes, refletir sobre os objetivos alcançados, pensar nas práticas que podem evoluir, ter maior proximidade com os alunos, construir vínculos saudáveis entre eles e principalmente, saber que, de alguma forma, somos multiplicadores de comportamentos de mudança. Tudo que é desenvolvido é feito com muito amor. Para ser um bom líder, necessita antes ser um bom ser humano — reflete Marina.
A diretora Melissa Vanelli Conz complementa a psicóloga e destaca o “envolvimento ativo dos líderes de turma e do Grêmio Estudantil, que foram peças-chave no desenvolvimento das atividades”:
— Receber o Diploma Mérito Educativo representa a realização de um sonho, especialmente para mim, idealizadora do projeto “Construindo Lideranças”. Esse reconhecimento significa não apenas o sucesso de um projeto escolar, mas o poder da união entre alunos e comunidade educativa. Para a escola, esse momento reforça nosso compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, formando cidadãos críticos, atuantes e preparados para transformar o mundo à sua volta. Resultados como este, nos motivam a seguir investindo em iniciativas que despertam o melhor de cada aluno.