Quem circula pelas principais ruas de Flores da Cunha fica com a impressão de que existe uma farmácia a cada esquina. E essa sensação não está errada. Em apenas cinco quadras da Avenida 25 de Julho existem seis desses estabelecimentos – tendo até uma ao lado da outra. Há no segmento uma preferência pelos pontos de esquina, uma estratégia para ter maior visibilidade e atrair os consumidores que buscam ofertas e descontos. A chegada da rede Panvel ao município reforça essa tese.
r
r
De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), existem 15 farmácias e drogarias em Flores da Cunha, ou seja, um estabelecimento para cada 1,9 mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que essa relação seja de uma para 8 mil habitantes, ou seja, há quatro vez mais estabelecimentos do que o recomendado.
r
r
Há no município mais lojas que vendem remédios do que lancherias. Enquanto que nos últimos 10 anos a população florense cresceu 10,5%, o número de farmácias evoluiu 114%, mais que dobrou. O número de profissionais do setor também teve aumento passando de 17 em 2007 para 37 em 2017.
r
r
Mas essa proliferação não é exclusividade de Flores da Cunha. Nos últimos anos, a ‘febre’ se alastrou por todo Estado e país. O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 4,7 mil farmácias e drogarias comerciais, o que significa um salto de 12,44% desde 2010. No Brasil, são 74,5 mil farmácias que venderam um total de R$ 69 bilhões em 2016.
r
r
Clique aqui para ler a reportagem completa
r
r
r

