A 14ª Festa de Produtos Colonial de Nova Pádua, a Feprocol, inicia hoje, dia 15. E com já diz o slogan, será ‘Uma verdadeira festa colonial’ que movimenta os mais de 2,5 mil habitantes do Pequeno Paraíso Italiano e marca a programação turística do verão na Serra Gaúcha. As atividades iniciam às 14h, com o Encontro Regional da Terceira Idade. Às 19h tem início a Gincana Feprocol, com abertura da feira, seguidas dos shows de Paulo Roberto Tonet e Cris Lodea (confira a programação completa nas páginas 4 e 5).
r
 Toda a programação da Feprocol se concentrará no Centro da cidade, com exposição agropecuária e de equipamentos, praça de alimentação, Vila Colonial e palco externo no largo da Igreja Matriz. O salão paroquial terá enfoque gastronômico e a feira comercial, com exposição de produtos coloniais, fica mantida no ginásio municipal, onde haverá ainda a pipa para degustação de uvas. Os grandes motivadores da festa, os produtos coloniais, serão expostos de forma distinta neste ano, muito em função das perdas na agricultura, reflexos da chuva de granizo de outubro do ano passado. Diferente da tradição onde cada comunidade organizava seus produtos, nesta edição da festa eles ficarão todos juntos em uma única exposição. 
r
 As atrações musicais da Feprocol também ganharam ênfase. Serão mais de 15 shows gratuitos, com atrações regionais, culturais e nomes nacionais como Marcelo & Vanutti e Thaeme & Thiago. O esporte terá a presença do Joaninha, com apresentação de manobras radicais, além de novidades como passeios de quadriciclo e descida de rapel do campanário.  Os desfiles de carros alegóricos seguem como um dos principais destaques e, nesta edição, terão duas datas: neste domingo, dia 17, às 15h30min; e no dia 24, às 10h.
r
 r
r
 A garra do povo paduense
r
 Esse será um dos destaques da 14ª Feprocol. Criada em 1983, a festa é o principal evento do município e representa os setores agrícola e industrial. Atualmente, além de fortalecer a economia, se consolida como um forte atrativo turístico que movimenta milhares de pessoas e homenageia o povo que proporciona o desenvolvimento de Nova Pádua. Para o presidente da festa, Gelson Sonda, mesmo com a possibilidade de a Feprocol ser cancelada após a quebra de safras, a comunidade se uniu para mostrar sua garra e os seus produtos locais. “O enfoque da festa vai ser um pouco diferente. Os vestidos das soberanas retratam o desastre e, ao mesmo tempo, a força de vontade do nosso povo. Vamos homenagear nosso agricultor e mostrar a união de Nova Pádua”, salienta Sonda. 
r
 Na última edição, em 2015, mais de 30 mil pessoas passaram por Nova Pádua e as soberanas da festa, a rainha Julia Menegat e as princesas Andrezza Pirolli Tonello e Renata Zampieri, pretendem superar o número neste ano. “A expectativa é de que a cada edição a festa cresça. Neste ano buscamos trazer novas atrações e também mostrar os nossos costumes e valorizar o nosso povo para que mais pessoas visitem o município”, destacam as jovens.
r
 Dessa forma, o Centro da cidade vai se tornando um verdadeiro palco para a 14ª edição da Feprocol, que terá programação até o dia 24 de fevereiro, nas sextas-feiras, sábados e domingos. Durante dois finais de semana será possível vivenciar experiências proporcionadas pelas inúmeras atrações, pelos costumes, pelas atividades herdadas da colonização italiana, pela religiosidade e pela gastronomia.
r
 r
Abertura oficial é neste sábado
r
 r
Uma das grandes expectativas da festa fica para este sábado, dia 16. A abertura oficial da Feprocol inicia às 10h30min, e terá a presença do governador Eduardo Leite (PSDB). 
r
 Ele recebeu o convite da comitiva no último dia 7, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A Região Metropolitana da Capital recebeu intensa divulgação, bem como os municípios de Flores da Cunha, Caxias do Sul, Antônio Prado, Ipê, Farroupilha, Nova Roma do Sul, São Marcos, além Região das Hortênsias. 
r
 Nesta semana, os últimos compromissos antes da festa se concentraram em ‘casa’, no comércio de Flores e Nova Pádua.
r
 r
r
 r
Programação para todos os gostos
r
 r
Hoje, 15 de fevereiro
r
 r
14h – Encontro Regional da 3ª Idade no Salão Paroquial de Nova Pádua animado por Gilmar e Neusir
r
 19h – Início das programações e feiras
r
 19h30 – Show com Paulo Roberto Tonet
r
 r
21h – Show com Cris Lodea
r
 r
22h – Encerramento
r
 r
Sábado, 16 de fevereiro
r
 r
10h – Início das programações e feiras
r
 r
10h30 – Abertura Oficial
r
 r
12h – Festival de Gastronomia Colonial
r
 r
12h30 – Apresentação do Grupo Musical Partigiani
r
 r
16h – Show Infantil com o Festival Kids
r
 r
18h – Show com o Grupo Ricordi
r
 20h – Show com Felipe Pires
r
 r
21h – Show com Serginho Moah
r
 r
22h – Encerramento
r
 r
Domingo, 17 de fevereiro
r
 r
09h – Missa em Ação de Graças in “Talian” com o Coral Santa Cecília
r
 10h – Início das programações e feiras
r
 12h – Festival de Gastronomia Colonial e apresentação da Banda Santa Cecília
r
 r
14h – Apresentação com o Grupo de Danças Ballo D’Italia
r
 r
15h30 – Desfile de Carros Alegóricos
r
 17h30 – Show com o Grupo Ragazzi Dei Monti
r
 r
19h – Show com Maicon & Pontel
r
 r
20h – Show com o grupo Os Rebobinados
r
 21h – Encerramento
r
 
 
