Início » Nova identidade visual celebra tradição e futuro da 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho

Nova identidade visual celebra tradição e futuro da 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho

Inspirada nos vitrais da Igreja Matriz, marca une fé, trabalho e cultura para destacar os 60 anos da Fecouva e da comunidade de Flores da Cunha
(Foto: Divulgação)

Mais do que uma marca, a nova identidade visual da 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho representa a união entre tradição e futuro. Inspirada nos vitrais da Igreja Matriz São Marcos, a criação da Agência Positiva, de Flores da Cunha, foi apresentada no último sábado (17), no Casarão dos Veronese, marcando as comemorações dos 60 anos da Fecouva e da Igreja Matriz.

A logomarca criada pelos designers Ricardo Bacana Vignatti e Elias Carpeggiani foi inspirada nos vitrais da Igreja Matriz e transmite, de forma harmônica, valores como fé, trabalho e tradição, com um toque contemporâneo. A identidade visual combina padrões geométricos que evocam a trajetória da festa e da comunidade, enquanto o número 60 evidencia as seis décadas de história e celebração. A escolha da paleta de cores em tons de roxo reforça a forte ligação com a uva, protagonista da festa, e acentua o clima festivo da ocasião.

O concurso contou com a participação de oito projetos desenvolvidos por cinco agências das cidades de Flores da Cunha e Caxias do Sul. As propostas foram avaliadas por um júri técnico formado por especialistas em comunicação e marketing: Lucia Porto, jornalista do portal Brasil de Vinhos e da Nave Comunicações; Lizandra Mello Chinali, designer e rainha da Festa da Uva; Martha Caus, jornalista e diretora de comunicação da ABS-RS; Marcelo Drago, radialista da Rádio Gaúcha; e Marcus Tonin, especialista em comunicação digital do Marketeiro Confesso.

A escolha da marca ocorreu durante as comemorações da Semana do Município, que celebrou os 101 anos de emancipação de Flores da Cunha, em um ambiente perfeito para a ocasião: o Casarão dos Veronese, um ícone da história e da identidade cultural da região.

Na cerimônia, Caroline Dani, presidente da Fecouva 2025, ressaltou a importância do novo símbolo.

— Foi um júri técnico que avaliou, sob diferentes olhares da comunicação, a logomarca que mais transmite esta edição tão especial quando falamos de história. Este é o pontapé inicial para tudo, pois embora a Fecouva já seja conhecida, agora temos uma identidade que destaca nossa celebração.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta