Início » “Nós não tínhamos um mapa das tubulações em Flores da Cunha”, afirma superintendente da Corsan

“Nós não tínhamos um mapa das tubulações em Flores da Cunha”, afirma superintendente da Corsan

Villa Romana, Villa Toscana, Villaggio Dei Fiori e Videiras já tem o sistema de esgoto instalado
Superintendente da Corsan, Lutero Cassol participou do Bom Dia oF desta quinta-feira (5). (Foto: Corsan, divulgação)

O superintendente regional de relações institucionais da Corsan, Lutero Cassol, participou do Bom Dia OF desta quinta-feira (5) e falou sobre o trabalho que a companhia vem desenvolvendo em Flores da Cunha. Em 2023, a Corsan foi privatizada. Ou seja, passou de uma empresa pública para uma empresa privada. E esse fator foi trazido pelo representante para justificar a falta de mão de obra.

— Muitos funcionários não quiseram continuar quando ocorreu privatização. Não estava sendo fácil contratar funcionários para atender a demanda do saneamento. Nós tivemos um período crítico no final do ano passado. Mas, reorganizamos a nossas equipes, entendemos o que estava acontecendo e fomos buscar as melhorias necessárias. Hoje, estamos numa condição adequada de abastecimento de água — destaca Cassol.

Entre as ações destacadas por Cassol, está o Posto de São Gotardo que foi colocado em operação. Além da modernização do comando do posto de Otávio Rocha e a instalação de válvulas que visam diminuir o índice de vazamento e de entrada de ar nas tubulações na cidade.

— Nós não tínhamos um mapa das tubulações em Flores da Cunha, por onde elas passavam e qual sua bitola. Nós tínhamos funcionários que conheciam as tubulações, mas nunca tivemos o cuidado de fazer o mapeamento digital. Então, está em curso a modelagem hidráulica — pontua.

Sobre a possibilidade de faltar água, a orientação de Cassol é que todas as residências tenham um reservatório de pelo menos 500 litros. Para ele, isso poderia impedir o desabastecimento total da população, especificamente nos bairros em que possam ocorrer rompimentos de canos em função de obras e vazamentos.

Tratamento de Esgoto

O maior desafio em Flores da Cunha é o tratamento do esgoto, que, de forma não oficial, segundo o superintendente da Corsan, Lutero Cassol, deve estar em torno de 2%. E, apesar de a companhia ter o direito de cobrar da população, em março deste ano, foi realizado a devolução de valores cobrados dos moradores do Villa Romana, Villa Toscana, Villaggio Dei Fiori e Videiras. Esses locais já têm o sistema de tratamento de esgoto.

— Em Flores da Cunha, os usuários começaram a ser cobrados em quatro loteamentos onde existe a malha de esgoto e uma estação de tratamento. A Corsan começou a cobrar no final do ano passado. Mas, conversamos com o prefeito e entendemos a divulgação deveria ter sido feita antes, apesar de ser um direto da concessionária cobrar, acabamos fazendo a devolução do valor. Mas é importante deixar claro que não foi cobrança indevida, pois é um direito da companhia — pondera Cassol.

Confira a entrevista completa em nosso canal do Youtube.

Bom Dia OF

O Bom Dia OF é produzido pela equipe do jornal O Florense e apresenta entrevistas exclusivas e os principais fatos de Flores da Cunha e Nova Pádua. O programa é transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas redes sociais do jornal O Florense.

A íntegra do programa fica salva no canal do YouTube do jornal O Florense e pode ser conferida a qualquer momento.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta