Início » Noite para conhecer os Melhores Vinhos de Flores da Cunha

Noite para conhecer os Melhores Vinhos de Flores da Cunha

Jantar em Mato Perso terá recorde de medalhas e a divulgação do Troféu Amigo do Vinho
O troféu Gran Bacco da última edição, em 2023. As peças deste ano são uma das surpresas desta sexta-feira. (Foto: Airton Nery, Divulgação)

Todas as noites são boas para exaltar a qualidade dos vinhos de Flores da Cunha. Entretanto, a desta sexta-feira (12) será especial. É chegada a hora de conhecer os resultados da avaliação dos Melhores Vinhos, premiação municipal que chega a sua 23ª edição. O tradicional jantar ocorrerá em Mato Perso, para prestigiar a comunidade do quarto distrito e destacar a nova rota turística “Vales de Mato Perso”.

O concurso deste ano teve o recorde de 433 amostras inscritas por 39 vinícolas. A avaliação foi feita por 24 degustadores convidados (enólogos, sommeliers e jornalistas envolvidos com o mundo do vinho).

— É uma avaliação bastante criteriosa. Os nossos enólogos e sommeliers (de Flores da Cunha) participam de concursos internacionais como degustadores. A maioria tem uma bagagem de vários anos. Tomamos todos os cuidados para que a degustação às cegas seja just. Nesse ano, o nível dos vinhos estava muito bom, tanto que só teremos (entrega de medalhas) de prata e ouro — exalta o secretário de Agricultura, Jamur Mascarello, que é enólogo e já foi degustador em diversas edições dos Melhores Vinhos.

A avaliação distribuirá medalhas para 30% das amostras analisadas, que farão parte do guia Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2025. Para receber o selo Ouro, a amostra precisa receber uma nota acima de 89.

A amostra com maior nota em cada uma das 10 categorias receberá o cobiçado troféu Gran Baco. A noite também reservará a revelação do Troféu Amigo do Vinho 2025, um reconhecimento à trajetória de cidadãos que fazem a diferença no mundo do vinho em Flores da Cunha.

— Somos a cidade maior produtora de vinhos do Brasil e temos muitos profissionais em toda a cadeia produtiva. Além disso, é uma história de mais de duas décadas, estamos indo para a 23ª edição. É uma tradição que já se provou o quanto ajudou e contribuiu com a evolução do nosso produto. A mobilização, a troca de ideias, a formação de novos profissionais, tudo isso permeia este processo de seleção (dos Melhores Vinhos) — destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Mignoni.

Festival será em novembro

O jantar de premiação dos Melhores do Vinhos, que tradicionalmente reúne um público médio de 500 pessoas, é conhecido por ser um “encontro do setor”. Por isso, no ano passado, foi idealizado o Festival dos Melhores Vinhos, um evento com mais atrativo turístico, capaz de aproximar o público das vinícolas. A segunda edição está confirmada para os dias 15 e 16 de novembro.
Entre as novidades, a programação será estendida, começando às 10h e permitindo um público que queria aproveitar o horário de almoço no Parque da Vindima Eloy Kunz. Também serão ampliadas as opções de gastronomia e a estrutura no bosque do Parque, para aqueles que quiserem aproveitar o início do verão entre as árvores.

A expectativa maior, contudo, é como os vinhos premiados serão oportunizados ao público. No ano passado, a avaliação dos Melhores Vinhos não foi realizada, apenas com o inédito festival utilizando a marca da seleção.

— A seleção dos Melhores Vinhos premia e dá destaque à qualidade da produção e das nossas vinícolas. O Festival é uma oportunidade para trabalharem comercialmente esse destaque. Essa é a interação entre os dois eventos (seleção e festival), as vinícolas poderão usar da sua força de marketing e anunciar os seus produtos premiados e reconhecidos por esta criteriosa avaliação técnica — aponta Mignoni.

O Festival será oficialmente lançado durante o jantar de premiação, nesta sexta-feira (12). A expectativa é que o evento cresça, com a participação de mais de 30 vinícolas nesta segunda edição, e uma maior presença de público.

— Na gastronomia, teremos o rolete do menarosto, para que o pessoal veja sendo feito. Foi algo que chamou muita atenção no Festival do Menarosto (em junho), então vamos incrementar. Também terá um “chapão”, para fazer o “sanduíche de gringo”, que é a polenta frita com salame frito. Teremos essa maior oferta gastronômica para que o pessoal aproveite o horário de almoço.

Também são previstas nove atrações musicais, de variados estilos, a partir das 13h e se estendendo até a noite. Para as crianças, brinquedos infláveis serão disponibilizados.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta