Poucas medalhas Mérito Florense serão tão justas e merecidas quanto a que foi entregue para o empresário Neco Argenta, 61 anos, na noite desta quarta-feira (1°). Não pelo seu reconhecido sucesso como empreendedor, líder do grupo Argenta com mais de 6,5 mil funcionários em 14 empresas, mas por sua identificação, orgulho e atuação em prol de Flores da Cunha. As raízes de Neco, e que também estão muito presentes em todos os seus empreendimentos, foram diversas vezes citados na noite de homenagem na Câmara de Vereadores.
— Temos orgulho de ter a nossa sede em Flores da Cunha. Por diversas vezes já fui questionado sobre a logística e até a questão de atrair profissionais, mas é uma escolha nossa. Isso também demonstra a paixão e amor que tenho por Flores da Cunha, pois nossas raízes, nossos amigos estão aqui. Nasci e vou morrer em Flores da Cunha. Eu poderia estar morando em outras cidades, outros polos, mas nada é melhor que Flores da Cunha. Alguém pode até gostar tanto quanto de eu de Flores da Cunha, mas não tem como alguém gostar mais. Tenho muito orgulho e digo a todos que a nossa cidade é mais bela do mundo — exaltou Neco.
A proposta da homenagem foi do vereador suplente de vereador Oscar Francescatto (PL), que ressaltou que a entrega era uma “correção”, pois Neco merecia a honraria há muito tempo. Em um discurso bem-humorado, Francescatto exaltou a relação do empresário com o futebol de Flores da Cunha, citando causos, técnicos e times históricos que Neco participou.
— Receber esta honraria me enche de orgulho. Esta medalha Mérito Florense é um verdadeiro símbolo do pertencimento. Foi aqui que dei meus primeiros passos; aqui que aprendi a valorizar o trabalho, a amizade e a fé. Tudo que construí até hoje, de alguma forma, tem a marca de Flores da Cunha. Esse título não é apenas uma homenagem ao que passou, mas sim um chamado para o futuro. Reafirmo aqui com vocês, no que a minha lucidez permitir, ainda quero fazer muito por Flores da Cunha. Reafirmo aqui o meu compromisso pelo desenvolvimento da nossa terra, para que Flores da Cunha siga crescendo com orgulho de sua gente. Obrigado por me fazerem melhor — agradeceu Neco Argenta, ao final do seu discurso, para as palmas do plenário lotado.
Quem é Neco Argenta?
Neco Argenta exalta que nasceu na Avenida 25 de Julho, no centro de uma Flores da Cunha com 8 mil habitantes na época. Em conjunto com o irmão Deunir, Neco fundou a Ditrento, em 1985, e descobriu na liderança e no empreendedorismo os combustíveis da sua vida.
Atualmente, o grupo Argenta é constituído pela SIM Rede, SIM Distribuidora, Charrua, Querodiesel, A27, SIM Aviação, SIM Lubrificantes, AIVA, Vinícola Luiz Argenta, DNA e NEXTA, todas empresas refletindo o compromisso de Neco com os valores de cuidar das pessoas e promover o desenvolvimento local.