Em seu retorno após um ano sabático, o concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha ostenta um recorde de 433 amostras inscritas por 39 vinícolas locais. Número expressivo que, nesta semana, foi posto a prova por 24 degustadores, entre enólogos, sommeliers e jornalistas envolvidos com o mundo do vinho.
As avaliações começaram na terça-feira (5) e seguem até a manhã de hoje (8), na Escola de Gastronomia da UCS. O enólogo da Vinícola Monte Reale, Giovani Giotto, é o coordenador de uma das quatro mesas de degustação e destaca o crescimento do concurso.
— É um número surpreendente, 433 amostras. É um evento muito importante, que espero que perdure, onde a gente vê uma valorização muito grande entre as empresas se encontrando nesse evento, conversando, dialogando e se atualizando. Acho que a principal parte desse evento é mostrar a qualidade dos vinhos de Flores da Cunha — enfatiza.
Giotto conta que o processo de avaliação é estruturado para garantir uma análise técnica dos vinhos inscritos e seguir o padrão internacional.
— A degustação é focada em ser bem técnica, onde são quatro mesas de degustação, cada mesa de degustação conta com seis degustadores profissionais da área, para que você possa ter uma média mais assertiva na hora das notas. São avaliadas as características visuais, olfativas e gustativas do vinho e, no final, é dada uma nota global para esse produto. A média das notas globais dos seis degustadores constitui a nota que é dada para o vinho e os vinhos que recebem acima de 89 pontos têm medalha de ouro e os 30% mais premiados são os que são revelados e premiados no dia da premiação e do jantar — explica o enólogo.
Premiação em setembro
A divulgação dos vencedores ocorrerá em um jantar típico no dia 12 de setembro, às 19h30min, no salão da comunidade de Santa Juliana, em Mato Perso. Além de provar os vinhos selecionados, o público será recebido com o tradicional menarosto, prato típico oficial da cidade, que reúne carnes como coelho, codorna, galeto e leitão, acompanhadas de tortéi, polenta frita, radicci com bacon, maionese e pão colonial. Para fechar a noite, café com biscoito colonial.
O evento também contará com apresentação da banda Poetas & Boêmios. Os ingressos estão à venda por R$ 150 na Secretaria de Turismo ou pelo WhatsApp (54) 99184-1953. Crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 80.