Início » Moradores reclamam de problemas no abastecimento de água no bairro São José

Moradores reclamam de problemas no abastecimento de água no bairro São José

Interrupções diárias ocorrem desde a última terça-feira (15). Comunidade cobra as promessas feitas na audiência pública de março
Marlene Silva convive com a incerteza de alguns períodos com água, outros sem (Foto: Klisman Oliveira)

Moradores do bairro São José, em Flores da Cunha, relatam problemas de abastecimento de água há uma semana. As interrupções iniciaram na última terça-feira (9) e, desde então, o abastecimento está intermitente. Nesta segunda-feira (15), a Corsan/Aegea informa que um rompimento de rede prejudica o abastecimento no bairro e proximidades e que o reparo está sendo providenciado. Sobre as reclamações de falhas diárias há uma semana, a concessionária respondeu na manhã de terça-feira (16) informando que identificou e reparou quatro vazamentos não aparentes (leia a nota na íntegra no final da matéria).

As interrupções no abastecimento fazem os moradores relembrarem a crise no inicío deste ano, quando uma audiência pública foi convocada pela Câmara de Vereadores para pressionar a Corsan por soluções.

— Estamos sofrendo desde semana passada com essas faltas de água, praticamente todos os dias. Já abri dois protocolos pedindo informações para a Corsan. É importante pontuar que mesmo após a audiência pública que tivemos com eles e a promessa era de que iriam solucionar, nada foi solucionado. Trocaram funcionários e nada de resolver o problema. Essa semana está bem difícil e na semana passada não falhou nenhum dia sem que não tivéssemos falta d’água — reclama Éder Zeique, representante do bairro São José.

O relato é que em todos os últimos seis dias houve falta de água nas torneiras, principalmente nos horários em que as famílias costumam estar em casa.

— No momento ainda temos alguma coisa de água nos reservatórios porque durante o período da noite entra. No período da manhã, como as caixas enchem à noite, normalmente temos água. Ocorre que nesses últimos dias tem períodos que entra água da rua e períodos que não. O abastecimento está intermitente — relata Fillipe Moschen, síndico de um prédio na Rua Professora Maria Dal Conte.

Marlene Silva, moradora da Rua 13 de Maio, em uma região mais alta do bairro São José, convive com a incerteza de ter ou não água durante o dia.

— Hoje de tarde (segunda-feira, dia 15), por um milagre tem água, mas todos os dias da última semana fiquei sem, e essa semana já começou sem água também. Como a gente mora num lugar alto, tem ainda mais problema, mas sei de relatos de vizinhos que moram em lugares mais baixos que estão quase na mesma situação que a minha — conta a moradora.

O que diz a Corsan

“A Corsan informa que equipes da Companhia identificaram quatro vazamentos não aparentes, na última semana, já reparados, que afetaram o fornecimento de água para o Bairro São José, em Flores da Cunha.

Esse tipo de vazamento não extravasa para o solo e por isso não fica visível. A localização é feita com uso do equipamento denominado geofone, que é um detector acústico composto por sensor, amplificador, fones de ouvido e filtros de ruídos, que emite ruídos nos pontos onde estão os escoamentos subterrâneos.

Para auxiliar no abastecimento, foram mobilizados, no sábado (13), três caminhões-pipas, que encheram o reservatório localizado na Rua Professora Maria Dal Conte. Depois disso, o sistema foi restabelecido de forma gradativa.

Nesta segunda-feira (15), o rompimento de uma tubulação na Rua Alberto Mattioni afetou novamente a distribuição de água para a região. O serviço já foi concluído, e neste momento o sistema está estabilizado.

Para outras informações, estão à disposição os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, Agência Virtual cliente.corsan.com.br, ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço”.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta