Proporcionar uma viagem de volta ao passado e homenagear a trajetória de mulheres que transformaram a dança em instrumento de resistência para a criação de novos mundos. Este é o propósito das alunas e professoras do Mescla Estúdio de Artes, que subirão ao palco do Teatro Murialdo, em Caxias do Sul, neste domingo (9), às 18h, para apresentação única do espetáculo “Insurgentes”.
A escolha deste nome nasce do gesto de romper o silêncio e homenagear ícones da dança como Pina Bausch, Isadora Duncan, Mercedes Batista, Saida Helou, Marcia Haydée, Angel Vianna, Deborah Colker, Tahia Carioca, Maria Fux e Ana Botafogo.
O trabalho envolve 33 mulheres dos 5 aos 60 anos em coreografias de diferentes estilos, incluindo ballet, jazz, dança contemporânea, dança do ventre e fusões.
— “Insurgentes” nasce da vontade de reconhecer o quanto a dança é uma importante forma de expressão e de liberdade para as mulheres. Cada cena é uma resposta do corpo à história. Hoje, nós podemos dançar e contar nossa própria versão — destaca a diretora e coreógrafa do Mescla Estúdio de Artes, Fernanda Panizzon Carpeggiani.
A abertura do espetáculo, intitulada “Corpo Manifesto”, apresenta o nascimento simbólico do movimento feminino na dança: silhuetas emergem da escuridão guiadas por um coração pulsante. O encerramento, “Todas por Uma”, reúne todas as intérpretes em uma grande composição coletiva, simbolizando a união feminina e a continuidade dessas histórias.
Estrutura
O espetáculo também marca um passo importante na trajetória do Mescla, que pela primeira vez levará sua produção a um teatro profissional.
— Estamos felizes, pois o Mescla tem 26 anos de história, e sempre sentimos falta de uma estrutura adequada que comportasse nossas bailarinas e também o público. Sentimos que todos merecem essa experiência. Um espaço assim faz muita falta em Flores da Cunha, e por isso levar o espetáculo para o Teatro Murialdo é também uma forma de mostrar que a dança daqui pode e deve ocupar palcos melhores — defende Shamila Carpeggiani, que dirige o espetáculo ao lado de Fernanda, acrescentando:
— A expectativa é de viver uma noite intensa, bonita e cheia de significado. “Insurgentes” foi criado a muitas mãos e pensamentos, e agora chega o momento de devolver isso em forma de arte. Esperamos que o público se emocione, se identifique e perceba que cada cena conta um pedaço da história de quem dança e também da história de todas nós, mulheres que seguimos criando, insistindo e se reinventando.
O espetáculo terá duração de 90 minutos e os ingressos estão à venda no Mescla Estúdio de Artes (Av. 25 de Julho, 2.256, sala 6, bairro Videiras) ou diretamente com as bailarinas, ao valor de R$ 50.

