Início » Mescla Estúdio de Artes subirá ao palco do Teatro Murialdo para apresentação única

Mescla Estúdio de Artes subirá ao palco do Teatro Murialdo para apresentação única

Espetáculo “Insurgentes” ocorre neste domingo (9) a partir das 18h, em Caxias do Sul
Ensaio foi realizado na noite da última terça-feira (Foto Álan Novello/ Divulgação)

Proporcionar uma viagem de volta ao passado e homenagear a trajetória de mulheres que transformaram a dança em instrumento de resistência para a criação de novos mundos. Este é o propósito das alunas e professoras do Mescla Estúdio de Artes, que subirão ao palco do Teatro Murialdo, em Caxias do Sul, neste domingo (9), às 18h, para apresentação única do espetáculo “Insurgentes”.

A escolha deste nome nasce do gesto de romper o silêncio e homenagear ícones da dança como Pina Bausch, Isadora Duncan, Mercedes Batista, Saida Helou, Marcia Haydée, Angel Vianna, Deborah Colker, Tahia Carioca, Maria Fux e Ana Botafogo.

O trabalho envolve 33 mulheres dos 5 aos 60 anos em coreografias de diferentes estilos, incluindo ballet, jazz, dança contemporânea, dança do ventre e fusões.

— “Insurgentes” nasce da vontade de reconhecer o quanto a dança é uma importante forma de expressão e de liberdade para as mulheres. Cada cena é uma resposta do corpo à história. Hoje, nós podemos dançar e contar nossa própria versão — destaca a diretora e coreógrafa do Mescla Estúdio de Artes, Fernanda Panizzon Carpeggiani.

A abertura do espetáculo, intitulada “Corpo Manifesto”, apresenta o nascimento simbólico do movimento feminino na dança: silhuetas emergem da escuridão guiadas por um coração pulsante. O encerramento, “Todas por Uma”, reúne todas as intérpretes em uma grande composição coletiva, simbolizando a união feminina e a continuidade dessas histórias.

Estrutura

O espetáculo também marca um passo importante na trajetória do Mescla, que pela primeira vez levará sua produção a um teatro profissional.

— Estamos felizes, pois o Mescla tem 26 anos de história, e sempre sentimos falta de uma estrutura adequada que comportasse nossas bailarinas e também o público. Sentimos que todos merecem essa experiência. Um espaço assim faz muita falta em Flores da Cunha, e por isso levar o espetáculo para o Teatro Murialdo é também uma forma de mostrar que a dança daqui pode e deve ocupar palcos melhores — defende Shamila Carpeggiani, que dirige o espetáculo ao lado de Fernanda, acrescentando:

— A expectativa é de viver uma noite intensa, bonita e cheia de significado. “Insurgentes” foi criado a muitas mãos e pensamentos, e agora chega o momento de devolver isso em forma de arte. Esperamos que o público se emocione, se identifique e perceba que cada cena conta um pedaço da história de quem dança e também da história de todas nós, mulheres que seguimos criando, insistindo e se reinventando.

O espetáculo terá duração de 90 minutos e os ingressos estão à venda no Mescla Estúdio de Artes (Av. 25 de Julho, 2.256, sala 6, bairro Videiras) ou diretamente com as bailarinas, ao valor de R$ 50.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta