Às vésperas do Dia das Crianças, o comércio de Flores da Cunha entra no último trimestre do ano com expectativa moderada: 65% dos lojistas da cidade acreditam que as vendas devem se manter no mesmo patamar registrado em 2024. Os dados são de um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
Os itens mais procurados devem ser roupas e brinquedos, com um tíquete médio estimado em R$ 200. Para o presidente da CDL local, Jásser Panizzon, o apelo emocional da data é um dos principais estímulos de consumo.
— O Dia das Crianças é uma data afetiva, e esse é um dos principais fatores que levam pais e responsáveis às compras, justamente por saberem que é um motivo de muita alegria para elas — afirma.
Movimento deve aumentar a partir de quinta-feira (10)
Panizzon projeta um crescimento gradual no movimento das lojas a partir da quinta-feira (10). A expectativa acompanha a tendência nacional: de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, o Dia das Crianças deve movimentar cerca de R$ 16,7 bilhões em todo o país neste ano.
O levantamento também revelou o perfil de pagamento dos consumidores. A maioria (85%) pretende quitar as compras à vista, com destaque para o uso do PIX, citado como o meio preferido por 50% dos entrevistados.