Início » Obra de professora florense será lançada na 45ª Feira do Livro nesta sexta-feira

Obra de professora florense será lançada na 45ª Feira do Livro nesta sexta-feira

Fernanda Ferrarini apresentará seu livro "Mulheres sem voz: a dominação feminina no interior do município de Flores da Cunha no último quartel do século XX (1975 a 2000)"
A autora conta que o livro é fruto de uma pesquisa iniciada em 2006 e finalizada em 2008 para sua especialização (Foto: Karine Bergozza)

As últimas páginas da 45ª Feira do Livro de Flores da Cunha serão escritas neste sábado (18). O maior evento literário do município começou na segunda-feira (13) e reuniu uma série de atrações artísticas e culturais, além de bate-papos e palestras com o patrono, Emílio Finger.

Nesta sexta-feira (17), um dos destaques é o lançamento do livro da professora Fernanda Ferrarini “Mulheres sem voz: a dominação feminina no interior do município de Flores da Cunha no último quartel do século XX (1975 a 2000)”. A obra será apresentada ao público às 18h na Praça Nova Trento (Corsan).

— Apesar de ter ocorrido o lançamento na Feira do Livro de Caxias do Sul, no dia 4 de outubro, a expectativa (para o lançamento aqui) é grande, pois a obra retrata a cultura e histórias de vida de mulheres de Flores da Cunha. Então, nada mais justo que fazer o lançamento na nossa cidade — destaca a autora.

Fernanda conta que o livro é fruto de uma pesquisa iniciada em 2006 e finalizada em 2008 para sua especialização em História, Cultura e Região pela UCS. A professora confessa ter aguardado “o momento certo” para publicá-lo, neste ano em que celebramos os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.

— O objetivo é revelar a tomada de consciência das injustiças e relações de poder tradicionais enraizadas, até hoje, no meio social, nas organizações políticas, econômicas e culturais. As mulheres do cotidiano pouco produziram ou geraram documentação oficial, não possuíam poder político. Há poucos registros do modo de agir e pensar delas, além da submissão também havia a omissão de vontades, pensamentos e sentimentos — revela a escritora, que é vice-diretora da escola Professor Targa.

A obra contou com o apoio do Rotary Club para arcar com os custos de edição e publicação junto à Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).

— Utilizamos os nossos recursos e habilidades pela promoção da literatura e o objetivo é o de promover e divulgar a cultura da imigração italiana e a história das mulheres, mães de famílias que formaram a população da nossa cidade — frisa a ex-presidente do Rotary Club Gabriele Dani Bonetti.

Para integrar solidariedade à ação, o presidente da Apae, Darci Dani (que também é rotariano), sugeriu destinar o valor arrecadado com a venda dos 500 primeiros livros para a entidade.

— O valor do livro é de R$ 30 e estará disponível nas livrarias da cidade, na Apae e com os Clubes da Família Rotária — aponta Gabriele.

Alguns exemplares terão distribuição de forma gratuita em escolas, bibliotecas e centros culturais. A versão ebook é gratuita e pode ser acessada por meio deste link.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta