O documentário Sintonizando Memórias: Um Registro da História do Rádio em Flores da Cunha será lançado na noite desta quarta-feira (26), na Casa da Cultura. Produzido pelo jornalista Filipe Brogliato, a produção tem como objetivo preservar a história do rádio local, resgatando vozes e momentos que marcaram a comunicação do município ao longo dos anos.
O lançamento será às 19h30min, em um evento exclusivo para convidados. O documentário, com 27 minutos de duração, estará disponível a partir de sexta-feira (28) na Biblioteca Municipal e nas redes sociais da Rádio Flores FM. Também será levado a escolas de Flores da Cunha como parte de um projeto educativo.
— Espero que se surpreendam e entendam um pouco melhor essa história de idas e vinda — destaca Brogliato, que também é coordenador de jornalismo na Rádio Solaris.
A ideia surgiu durante a graduação de Brogliato, quando ele percebeu a ausência de registros sobre a trajetória do rádio na Terra do Galo. Com o apoio da Rádio Flores FM, ele dedicou 18 meses para coletar depoimentos de figuras emblemáticas da comunicação local, como Oscar Francescatto, Antônio Coloda e Lorete Paludo.
— Percebi que, por mais que a gente registrasse tantos fatos importantes da cidade, a história do rádio não era registrada por ninguém, não tinha um documento ou um livro — explica o jornalista.
O documentário reúne entrevistas e arquivos históricos que ilustram a importância do rádio no cotidiano florense.