Um projeto de economia circular da Keko Acessórios resultou na redução de emissões de gases de efeito estufa CO2e em cerca de 230 toneladas ao ano — calculadas através da ferramenta GHG Protocol. A inovação foi implementada na linha de produção de capotas marítimas, na fábrica em Flores da Cunha. Os resultados socioambientais foram destacados do Prêmio BRASA Meio Ambiente 2024, da Toyota, onde a empresa florense terminou entre os finalistas.
A empresa decidiu inovar a maneira de tratar os resíduos e o processo produtivo do setor de capotas marítimas ao se deparar com a geração anual de 37 toneladas de retalhos de lonas resultantes da fabricação do acessório. Devido à composição do material, os retalhos de lona são um resíduo considerado de difícil destinação. A Keko foi em busca de soluções para mitigar a geração desse resíduo e dar um destino mais adequado e com economia circular.
Utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practices), da montadora Toyota, a empresa mapeou os desafios e identificou oportunidades de transformação. A solução veio com a adoção de uma nova mesa de corte, muito mais precisa e eficiente, além do ajuste estratégico nas larguras das bobinas de lona, otimizando, assim, o consumo da matéria-prima no processo produtivo.
As mudanças começaram em 2022 e foram totalmente implementadas em 2024, trazendo como resultado uma evolução expressiva no processo, com redução significativa de sobras e um impacto ambiental extremamente positivo. A meta inicial era reduzir o descarte anual de retalhos de lonas em 5%, mas a empresa foi além e conseguiu uma redução de 10 toneladas, ou seja, 27%.

Projeto foi acompanhado por Mari Ana Chagas Santos, analista de Meio Ambiente, e Giovana Zardo, analista da Qualidade. (Foto: Luis Henrique Bisol Ramon
As outras 27 toneladas de retalhos entraram para a economia circular com reutilização interna e reaproveitamento na fabricação de outros produtos. Preocupada com a destinação desse resíduo, a Keko foi em busca de empresas parceiras e que também investem na economia circular dos materiais.
— Inicialmente, o resíduo das lonas era descartado em aterro industrial, após foi desenvolvido um parceiro em São Paulo que reciclava o material, mas nosso objetivo sempre foi encontrar uma empresa dentro do estado do Rio Grande do Sul que fizesse o mesmo trabalho — contam Mari Ana Chagas Santos, analista de Meio Ambiente, e Giovana Zardo, analista da Qualidade.
Para fazer a reciclagem e o reaproveitamento desses resíduos, a Keko atua em parceria com duas empresas gaúchas, sediadas em Caxias do Sul e Três Coroas. As parceiras reutilizam os retalhos das lonas na fabricação de produtos como lombadas de borracha para sinalização, martelos de borracha, calços para rodas e cunhas para caminhões, calços escalonados para estabilização veicular para uso dos bombeiros, entre outros itens.
O projeto mostrou-se com resultados socioambientais tão impactantes que acabou finalista do Prêmio BRASA Meio Ambiente 2024, da Toyota.
Dentre as 40 empresas participantes que apresentaram cases de sustentabilidade no Prêmio BRASA Meio Ambiente 2024, a Keko ficou no Top Six, recebendo o reconhecimento da Toyota.
O que é o Prêmio BRASA Toyota
O Prêmio BRASA Toyota é uma iniciativa para reconhecer os fornecedores da Toyota Brasil, incentivando-os a desenvolver projetos para resolver problemas de segurança, meio ambiente e qualidade. A BRASA (Brazilian Automotive Suppliers Association) constitui-se em uma associação sem fins lucrativos criada em abril de 2009 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento contínuo da atividade industrial incorporando o conhecimento das ferramentas de trabalho da Toyota do Brasil, melhorando a qualidade, o sistema de produção e aprimorando as atividades relacionadas ao meio ambiente e segurança, além de estreitar o relacionamento e a confiança entre montadora e fornecedores. Hoje, 106 empresas participam da BRASA, que tem suas atividades desenvolvidas e monitoradas por especialistas do Sistema Toyota de Produção e por gestores de Qualidade, Segurança no Trabalho e Desenvolvimento Sustentável.
Esse é o terceiro ano consecutivo que a Keko participa da premiação com soluções na área ambiental. Em 2022, conquistou o terceiro lugar com o projeto da composteira instalada na fábrica e em 2023 apresentou o Aterro Zero, que zerou o envio de todo e qualquer resíduo para aterros industriais. O encaminhamento agora é feito para reciclagem, coprocessamento e logística reversa.
Para 2025, está nos objetivos e metas da empresa atuar na redução dos resíduos de madeira com o uso de racks desmontáveis e retornáveis e logística reversa.