A Jornada da Viticultura, evento tradicional do setor de uvas e vinhos, será retomada em 2025, após dois anos de intervalo. A 20ª edição acontecerá no dia 18 de julho, no salão da comunidade Nossa Senhora do Carmo, em Flores da Cunha. Com o tema “Pessoas, processos e legislação – O caminho para uma agricultura sustentável”, o evento visa promover um debate aprofundado sobre os desafios enfrentados pelos produtores, como a compra e venda de uvas, recuperação de solos e questões relacionadas à contratação de mão de obra.
O encontro ocorrerá das 8h às 13h, com entrada gratuita e almoço opcional por adesão. Os interessados devem se inscrever previamente, seja pelo link disponibilizado, ou junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua.
A edição de 2025 promete ser uma das mais relevantes para o setor. Durante o evento, será apresentado um modelo de contrato para compra e venda de uvas, desenvolvido pela Associação da Comissão Interestadual da Uva, além de uma palestra técnica sobre a recuperação do solo. Um dos momentos mais aguardados será a audiência pública promovida pela Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura, que tratará da contratação de mão de obra, um tema fundamental para os produtores.
— Essa edição é de extrema importância para os produtores, pois será o momento para que se informem e tirem suas dúvidas sobre a legislação trabalhista e debater o contrato de compra e venda de uva. Queremos com a realização da Jornada repassar os dados e também orientar sobre a importância do controle e da qualidade na produção — aponta o coordenador da Associação da Comissão Interestadual da Uva, Ricardo Pagno.
Leia Mais
Realizada desde o ano 2000, a Jornada da Viticultura tem como objetivo promover a melhoria contínua da produção de uvas e vinhos, visando o fortalecimento do setor e a qualidade de vida dos produtores. O evento é um ponto de encontro fundamental para discutir o futuro da viticultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva.
A jornada é organizada pela Associação da Comissão Interestadual da Uva, com apoio do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, Prefeitura de Flores da Cunha, Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS, Fecovinho, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e outros parceiros. O evento conta com o patrocínio master do Sicredi e o apoio de empresas como Fertilizantes Aymoré, AgroPro e Florença.
Programação:
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura com pronunciamento das autoridades
9h – Apresentação do modelo de contrato de compra e venda de uva – Ricardo Pagno e Dra. Marilia Cagnin
9h45 – Intervalo
10h – Palestra “Diagnóstico de fertilidades do solo e estratégias de manejo de adubação em vinhedos” – Gustavo Brunetto e Eduardo Piaia
11h – Audiência pública sobre legislação na contratação de mão de obra – Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura e lideranças do setor
13h – Almoço por adesão