Depois de anunciar que a Terra do Galo irá voltar a realizar o concurso e o tradicional jantar de premiação dos Melhores Vinhos, muitos florenses se questionaram: e o festival que ocorreu no ano passado?
Sobre isso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, defende que a retomada do modelo tradicional, com degustações técnicas, avaliações e o jantar de premiação, agregarão ao próprio festival, que ganhará uma nova edição ainda neste ano.
– São eventos complementares, que fortalecem ainda mais a identidade de Flores da Cunha como maior produtor de vinhos do Brasil. Em 2024, consolidamos uma nova proposta, a celebração dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha em um grande festival no Parque da Vindima Eloy Kunz, com foco no enoturismo e na valorização de experiências junto à comunidade e aos visitantes. Foi um evento muito bem recebido, que reforça o potencial turístico do município. Já estamos preparando a sequência anual deste que, em 2025, ocorrerá em novembro – enaltece Mignoni.
O secretário também argumenta que a seleção dos Melhores Vinhos é um importante momento de reconhecimento técnico e institucional aos produtores locais:
– Os vinhos, sucos e espumantes que obtiverem as melhores pontuações, dentro dos critérios estabelecidos, integrarão o Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha. E, no jantar de premiação, faremos um encontro do setor, que reforça o comprometimento com a cadeia vitivinícola do nosso município.
Os produtores interessados em se inscrever na 23ª edição dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha devem cadastrar suas amostras até o dia 25 de julho (sexta-feira) pelo telefone (54) 3279-3600, ramal 251, pelo WhatsApp (54) 99625-7448 ou pelo e-mail: diogo.agricultura@floresdacunha.rs.gov.br.
As avaliações devem ocorrer em agosto, na Escola de Gastronomia da UCS, no Parque da Vindima Eloy Kunz. O jantar de premiação – que servirá menarosto, o prato típico do município – está agendado para o dia 12 de setembro, no salão da comunidade de Santa Juliana, no distrito de Mato Perso.